Aciclovir – Para que serve, composição e como funciona

aciclovir seteA herpes é uma doença no qual atinge diversas pessoas no mundo todo, como muitos sabem, ela pode ocorrer por diversas maneiras, inclusive até mesmo por conta do estado emocional; para o tratamento da mesma, o medicamento aciclovir se torna um fator primordial.

Aciclovir é um medicamento antiviral, ou seja, ele combate vários tipos de vírus, e é utilizado principalmente em indivíduos atingidos pelo vírus do herpes. Tanto adultos quanto crianças podem fazer uso desse remédio e seu nome comercial é Zovirax.

Ele pode ser encontrado nas farmácias convencionais em 3 formas: creme, pomada ou comprimido e não deve ser colocado na geladeira, deixando-o sempre em temperatura ambiente. Sua validade é de 24 meses.

Caso for tomar a vacina contra varicela e estiver fazendo uso do medicamento, suspender um dia antes e caso necessário voltar a utilizá-lo somente duas semanas depois, isso porque o aciclovir pode reduzir o efeito da vacina.

No decorrer deste artigo será possível evidenciar toda a informação necessária e de forma detalhada referente a o produto em questão.

O que é herpes?

Trata-se de um vírus no qual são feridas contagiosas que podem ser manifestada em diversas parte do corpo, como:

  • Céu da bocaHerpes labial causas
  • Lingua
  • Gengiva
  • Lábios
  • Interior das bochechas
  • Órgãos genitais

São denominadas como herpes labial e herpes genital, no qual são causadas devido a vários fatores, como a queda da imunidade, estresse, relação sexual, compartilhamento de objetos e até mesmo o contato físico de maneira simples.

O ciclo da herpes labial é resumido basicamente em cinco estágios, sendo eles:

  1. Sintomas de coceiras e ardências na região dos lábios, queixos ou nariz;
  2. Em questão de poucos dias após a primeira fase, aparece uma bolha visivelmente no local;
  3. É a fase no qual se tona contagiosa, as bolhas aumentam e estouram sozinhas;
  4. Surgem crostas secas na cor marrom, no qual posteriormente se descolam e passa a sangrar, essa fase pode ocasionar em dores e coceiras intensas.
  5. Fase da cicatrização e desaparecimento.

Para que serve o acliclovir?

É importante lembrar que cada tipo do medicamento, ou seja, pomada, creme, xarope ou comprimido, é usado para combater variados tipos de vírus, então é sempre importante consultar um médico para que ele te recomende o que será mais eficaz no seu caso.

aciclovir sete

Em geral, o medicamento é indicado para combater 4 tipos de vírus. São eles:

  • o vírus Varicela-zoster (VVZ), que causa a catapora;
  • o vírus da herpes (HSV), tanto o tipo 1 que é a herpes labial, quanto o tipo 2 que é a herpes genital;
  • citomegalovírus (CMV) que causa a doença citomegalovirose;
  • e o vírus Epstein-Barr (VEB), que causa a mononucleose (doença do beijo).

aciclovir seisO medicamento na forma de creme, é indicado para infecções do tipo herpes 1 e 2, pois elas atingem a pele. É importante destacar que esse medicamento não tem a capacidade de eliminar o vírus de forma definitiva ele só ira tratar para que a infecção não evolua e se torne perigosa.

O uso de aciclovir para a catapora não é indicado para crianças, pois na maioria dos casos não há complicações, porém em adultos ele é indicado e precisa ser tomado no primeiro dia de infecção ou sua eficácia diminuirá.

Atenção!
Quando tomado, ele poderá diminuir a duração da infecção, assim como a quantidade de feridas e as haver de haver complicações.

No caso de uso para controlar a herpes genital ou labial, o remédio deverá ser tomado nas primeiras 72 horas para que diminua a duração e a severidade da infecção e ele tem efeito tanto em herpes primárias, (quando o indivíduo pega pela primeira vez a infecção) quanto em herpes recorrentes.

Comprimido

O aciclovir em comprimido é eficaz nas herpes simples em adultos e a dose deve ser administrada pelo médico. Normalmente é sugerido que tome um comprimido a cada quatro horas durante 5 dias.

aciclovir cinco

Em casos de crianças que tenham menos que 2 anos, a dose diária deve ser menor, não passando de 800 mg por dia.

Composição

Em relação ao produto na forma de creme, cada grama contém:

  • 50 mg de aciclovir;
  • excipientes: 1 g de componentes como álcool cetoestearílico, álcool cetoestearílico etoxilado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, petrolato branco, petrolato líquido, água deionizada e propilenoglicol.

Em relação ao comprimido, cada um tem:

  • 200 mg de aciclovir;
  • excipientes: lactose, celulose microcristalina, glicolato de amido sódico, poviidone e estearato de magnésio.

Como funciona

Quando o medicamento entra na célula infectada, ele se transforma no composto ativo aciclovirtrifosfato que age bloqueando os sistemas de multiplicação dos vírus, fazendo com que as células de defesa do nosso organismo consigam combater ele.

aciclovir dois

aciclovir oito

Seu efeito dura cera de 8 horas no organismo e ele é excretado pelo rim.

Vale lembrar, que a procedência de um medicamento é fundamental antes do consumo; todos os medicamentos devem ter o certificado de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), desta forma é possível ter a segurança da procedência do medicamento desde seu processo de fabricação até seus testes laboratoriais.

Os medicamentos em questão, trata-se de um medicamento de alta qualidade que possuí a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), no qual tem um índice elevado de recomendação médica e pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia desde as mais simples de pequeno porte até as grandes redes; pode também ser encontrado nas unidades de saúde pública e ser retirado gratuitamente mediante à receita médica.

Atenção, a automedicação não é um método indicado, a mesma pode causar sérios riscos para a saúde das pessoas, uma vez que é feita de maneira incorreta, portanto, é imprescritível a presença de um profissional médico antes e durante os tratamentos.

Contraindicações

Existem pessoas que não são indicadas para tomar esse medicamento e, nesse caso, o paciente deverá relatar ao médico para que ele tome alguns cuidados, em alguns casos diminuindo a dose ou indicando outro remédio. Podemos destacar pessoas:

  • que tenham qualquer sensibilidade ou alergia a algum componente da fórmula do medicamento. Lembrando que cada tipo de aciclovir tem componentes variados;
  • em mulheres grávidas o remédio deve ser utilizado somente se o médico ter conhecimento de que a paciente está grávida e ainda assim indicar o remédio;
  • pessoas lactantes;
  • em pacientes com problemas nos rins, deve ser tomado um certo cuidado, normalmente diminuindo a dose.

Mulheres que usam anticoncepcionais podem utilizar o medicamento, pois nenhum estudo indicou que ele provoque alguma alteração ou cancele o efeito a pílula.

Efeitos colaterais

Os efeitos variam de acordo com o tipo do medicamento que você utiliza, por exemplo:

Comprimido:

  • febre;
  • cansaço;
  • mal-estar;
  • tontura;
  • queda de cabelo;
  • vômito;
  • tremores;
  • diarréia.

Creme:

  • irritação na pele;
  • coceira;
  • pele seca.

Pomada:

  • irritação no olho;
  • manchas na córnea;
  • conjuntivite.

Onde encontrar

Por se tratar de um medicamento altamente qualificado e popular, como já mencionado, ele pode ser encontrado em qualquer farmácia por todo o país desde as mais simples de pequeno porte até as grandes redes; podem também ser encontrados facilmente nas unidades de saúde pública, no qual pode ser retirado de maneira gratuita mediante a receita médica.

Preço

O aciclovir tem preços variáveis pois depende do laboratório que o produziu, e também se ele é em creme, pomada ou comprimido. O creme é o mais acessível dos 3 tipos, assim como o aciclovir genérico.

aciclovir um

Se for pegar todos os tipos e todos os laboratório que fabricam esse medicamento, a média dos valores fica de 10 a 80 reais.

Vale lembrar, que sempre há possibilidades de promoções, tanto no valor unitário quanto ao adquirir em grandes quantidades.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (648 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Leave a Reply