Agorafobia – O que esta fobia é, como saber que possuí e também veja o seu tratamento.

Sabemos que fobia se torna algo extremamente sério, e muitas pessoas não sabem disso, acreditam que seja apenas um medo que se torna maior que qualquer medo normal, no entanto este medo que ocorre quando se trata da fobia se torna extremo, e é por causa disso que a pessoa acaba até mesmo passando mal. Isso é algo que acontece quando falamos da agorafobia.

agorafobia

Esta fobia em questão acaba se tornando mais comum do que pensa, e é por causa disso que se torna importante conhecer mais sobre, ela, dessa maneira continue lendo este artigo.

Agorafobia o que é?

A fobia em questão corresponde ao medo de se encontrar em lugares onde você se torna muito sufocado além de não ter como sair dele de maneira fácil, como por exemplos lugares onde se encontram muitas pessoas concentradas, sendo assim boa parte deles transporte público e cinema, por exemplo. Até mesmo a ideia de estar em um desses ambientes pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e apresente sintomas semelhantes ao da síndrome do pânico, como tontura, além da pessoa enfrentar o aumento do batimento cardíaco e também uma pequena falta de ar. Saiba como identificar o transtorno do pânico.

Esse transtorno psicológico pode ser bastante limitante e ter impacto negativo na qualidade de vida da pessoa, afinal quando este problema acaba existindo a pessoa não consegue ficar tranquila quando não consegue se mover por conta da quantidade de pessoas ao seu redor, por exemplo, a interação com outras pessoas pode ser prejudicada, o que pode levar ao isolamento da pessoa.

O tratamento do problema em questão é feito por meio de sessões de terapia com um psicólogo ou psiquiatra afinal assim a pessoa consegue ter um maior controle sobre a sua situação, algo que é extremamente bom para ela, tornando-a mais segura e confiante.

agorafobia o que é?

Sintomas

Os sintomas da fobia em questão surgem quando o individuo começa a se sentir incomodado no lugar aonde esta, devido ao fato de ter muitas pessoas desconhecidas ao seu redor e também pelo fato dele não conseguir achar a forma de sair do local, e geralmente são lugares como shopping, cinema, transportes público e restaurantes cheios que surgem tais sintomas. Os principais sintomas da agorafobia são:

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Suor excessivo;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Náuseas.

As pessoas com agorafobia tendem a ter baixa auto-estima, insegurança, e isso ocorre em quase todos os lugares que não são as sua casa e que também possuem muitas pessoas que ela acaba desconhecendo, têm medo de lugares muito amplos e sentem-se bastante ansiosos e angustiados com a possibilidade de serem expostos novamente a determinada situação que estimule a sua fobia. Conheça outros tipos comuns de fobia.

agorafobia sintomas

De acordo com o grau dos sintomas, acabam existindo três tipos de agorafobia, e é importante saber quais são estes tipos para que assim o tratamento correto venha ser feito em caso diferente:

  • Agorafobia leve: Em que a pessoa consegue dirigir longas distâncias, consegue ir ao cinema, até mesmo se for sentar no corredor que se tornar um lugar mais espaçoso, e evita lugares muito cheios, mas ainda assim frequentam shoppings, por exemplo;
  • Agorafobia moderada: Quando se trata dessa fobia ela acaba fazendo com que a pessoa vá apenas em lugares próximos a sua casa, e na maioria das vezes ela deve ir acompanhada de algum familiar;
  • Agorafobia grave: Que é o tipo de agorafobia mais limitante, afinal quando a pessoa a possuí ela mal deseja sair da sua própria casa e é por causa disso que ela acaba se sentindo angustiada em qualquer lugar que vá.

Dependendo dos sintomas, vimos que esta fobia acaba mudando e muito a nossa maneira de pensar, afinal ela pode colocar muito medo desnecessário em nossa cabeça, fazendo assim com que venhamos a sentir medo de sair de nossa própria casa, o que é algo muito sério. Por isso, ao se notar sintomas característicos da fobia em questão é importante ir ao psicólogo ou psiquiatra para que se possa iniciar o tratamento.

Agorafobia tratamento

O tratamento da fobia em questão assim como deve imaginar só pode ser feito por um profissional ou em psicologia ou em psiquiatria, no entanto o tratamento depende muio do paciente também.

O profissional avalia o que leva a pessoa a manifestar os sintomas, se são frequentes e o impacto que esses sintomas têm na vida da pessoa. Assim, auxilia a pessoa a enfrentar as situações que lhe causem ansiedade, para que assim a pessoa venha se sentir mais confiante quando se trata destas situações. Pode ser recomendado também a práticas de atividades relaxantes, como yoga ou meditação, por exemplo.

agorafobia tratamento

Dependendo o grau dos sintomas, os profissionais responsáveis pelo tratamento podem até mesmo lhe mostrar um medicamento para que assim você venha utilizar dele para conseguir se sentir mais tranquilo quando sair de casa, dessa maneira eles ajudam a pessoa a ir se acostumando.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply