Anemia Falciforme – O que é, causas, sintomas, fatores de risco, tratamento e como evitar.

Também chamada de anemia drepanocítica a anemia falciforme que é uma doença que faz com que os glóbulos de sangue que são produzidos em nosso organismo são produzidos em excesso, assim as pessoas podem gerar vários problemas de saúde.

Pois quando o excesso de glóbulos vermelhos em nosso sangue podem fazer com que outros tipos de problemas que podem se tornar muito graves para a nossa saúde, por conta disso que essa doença em questão deve ser tratada da maneira correta.

anemia falciforme

Essa anemia chamada de falciforme tem esse nome diferente porque quando as membranas se quebram por conta da alteração que elas sofrem elas ficam com um formato muito semelhante de uma foice, assim dessa forma os cientistas deixaram ela com esse nome.

O que é anemia falciforme?

Como eu já havia dito antes, essa anemia pode ser grave, pois o excesso de glóbulos da sangue em nosso corpo pode comprometer facilmente várias partes do nosso corpo, pois ele podem entupir os vasos sanguíneos e assim dificultar a passagem de sangue.

O sangue leva muitos nutrientes pata todo o nosso corpo, assim como a glicose que é um dos mais importantes, pois é ela que faz com que tenhamos energia para praticar atividades físicas e também diversos outras coisas que fazemos por natureza.

Sendo uma doença hereditária, ou seja, que é passado de pais para os filhos, ela ocorre quando a criança adquire dois tipos de cópias idênticas de um gene, dessa forma a criança pode muito bem gerar essa anemia e assim sofrer muito por causa dessa doença.

Essas duas cópias de gene que a criança adquire são os genes da hemoglobina, por conta disso o excesso de glóbulos vermelhos acontecem na corrente sanguínea dessa criança que tende já a adquirir os sintomas da doença logo antes do seu primeiro ano de idade.

Causas

anemia falciforme causas

As pessoas que possuem essa doença a levam para a vida inteira, pois ela não possuí uma cura, assim podemos dizer que ela é crônica, assim como a diabetes, contudo não precisa ficar assustado pois existe formas de tratar dessa doença em todo tipo de caso.

Então se caso a pessoa adquirir essa doença pelo meio hereditário, assim herdando os genes de hemoglobina do pai e também da mãe ela deve procurar um tratamento o quanto antes para que ela possa viver de forma mais normal possível sem complicações.

Por conta disso quem possuí essa doença consegue de form simples e fácil conseguir fazer suas atividades de maneira fácil por conta do tratamento.

Sintomas da anemia falciforme

Como eu já havia citado, essa doença chamada de anemia falciforme que é uma doença hereditária tende a trazer sintomas logo antes do primeiro ano da pessoa que a possuir, ou seja, a criança que possuí esse problema pode apresentar em 6 meses de idade.

Então quando o casal apresenta esse tipo de problema eles devem procurar um tratamento especializado para que a criança não sofra por conta dessa doença.

Olhe abaixo e veja quais são os principais sintomas que essa doença pode trazer para o corpo de quem a possuir:

  • Infecções;
  • Icterícia;
  • Sequestro do sangue no baço;
  • Priapismo;
  • Dor;
  • Síndrome da mão-pé;
  • Úlcera de perna;
  • Necrose vascular.

Fatores de risco

Se a pessoa que possuí essa doença não se tratar de forma correta podem surgir diversos tipos de sintomas que podem se tornar muito graves, assim dificultando muito as atividades do cotidiano dela ou até mesmo prejudicando e muito a sua saúde.

anemia falciforme fatores de risco

Por causa disso a pessoa deve sempre manter o tratamento dessa doença para que nada de ruim venha a ocorrer.

Olhe abaixo e veja quais são os fatores de risco que essa doença pode trazer:

  • Excesso de perda de sangue no machucado;
  • Câncer;
  • Infecções a longo prazo;
  • AIDS;
  • Diabetes;
  • Artrite.

Tratamento

Como eu já havia dito antes, os sintomas dessa doença tendem a surgir logo aos 7 meses de idade de um bebe, então os médicos auxiliam os pais a tratar bem da saúde da criança, com possíveis medicamentos que só podem ser receitados pelo médico.

A criança também irá ter que ter um hábito diferente, pois terá que comer alimentos que alto índice de proteína, assim a criança pode muito bem conseguir se prevenir do sintomas da doença.

Quando a pessoa possuí essa doença ela deve ir constantemente aio médico para saber do estado que a doença se encontra, para poder evitar possíveis complicações.

Como prevenir?

Como é uma doença que é herdada não tem como se prevenir de da doença anemia falciforme, contudo pode se prevenir dos sintomas que ela traz ao nosso organismo, dessa forma a pessoa pode passar a viver mais tranquilamente.

anemia falciforme como prevenir?

Ter uma alimentação saudável é o segredo, beber muita água e comer alimentos que possuem nutrientes que o nosso corpo precisa, além de tomar os medicamento corretamente pode fazer com que a pessoa venha a evitar os sintomas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (782 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Leave a Reply