Benzetacil – O que é, para que serve e possíveis efeitos colaterais

Ao sentir sintomas de problemas relacionada a saúde, as pessoas já esperam chegar na unidade de saúde e tomar uma medicação eficiente; as unidades de saúde contam comum aliado de extrema importância, o Benzetacil.

Benzetacil é um medicamento exclusivamente administrado por uma injeção intramuscular que deve ser feito apenas em hospitais ou clínicas por médicos ou enfermeiros, conhecido pela grande dor causada.

benzetacil na mao do medico

É um antibiótico usado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis Penicilina G.

No decorrer deste artigo, é possível entender detalhadamente sobre o medicamento, evidenciando toda sua procedência e benefícios.

Qual sua composição?

É composto por benzilpenicilina benzatina, composto que elimina bactérias sensíveis durante sua multiplicação, citrato de sódio, povidona, edetato dissódico, propilparabeno, metilparabeno, metabissulfito de sódio e água para injetáveis.

benzetacil frasco

benzetacil frasco

Este medicamento não deve administrado em conjunto com contraceptivos hormonais horais ou Probenecida. Não é caracterizado por causar sono nos pacientes, portanto se for notado cansaço extremo e sonolência um médico deve ser procurado.

Muito cuidado
Nunca deve ser aplicado diretamente na veia pois é um medicamento muito forte que pode causar parada cardíaca no paciente e sequelas graves que podem ser permanentes.

Seu uso deve sempre ser acompanhado por um profissional médico, por se tratar de um medicamento com uma composição elevada.

Para que serve Benzetacil?

Benzetacil é indicado pelos médicos nos seguintes casos:

  • Sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), pinta (DST) e bejel (sífilis endêmica) que são infecções venéreas;
  • Faringite, laringite e amigdalite;
  • Profilaxia de doença reumática, de doença renal (glomerulonefrite aguda), de reincidência de febre reumática e coreia de Sydenham.

Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria)sem bacteremia (sem a disseminação pelo sangue), ou infecções leves e moderadas que ocorrem no trato respiratório superior ou na pele (conhecida como impetigo).

Como aplicar?

Ele deve ser aplicado pelo enfermeiro ou médico no qual você foi atendido, porém, existem casos no qual o tratamento é longo e insensivo, que existe a possibilidade de que o médico recomende a aplicação também em casa.

Sua aplicação é feito no local onde haja mais gordura do que músculo, normalmente é no glúteo e na lateral das coxas.

Contra indicações

O medicamento é contra indicado a pacientes que tenham alergia a penicilina ou a algum outro componente da fórmula. Mulheres grávidas e em período de amamentação podem fazer uso deste medicamento mas sempre com acompanhamento médico.

benzetacil em gestantes

Na lactação a Benzetacil não interfere no leite nem prejudica a saúde do bebê, porém seu uso deve ser evitado. Crianças e recém-nascidos podem ser tratados com esse medicamento.

Casos de insuficiência renal são contra indicados e pacientes que fazem uso de anticoagulantes devem comunicar o médico pois a Benzetacil aumenta este efeito.

Procure um especialista
Antibióticos podem dar surgimento a microrganismos resistentes, portanto é necessário um acompanhamento durante o tratamento com a realização de exames para detectar presença das bactérias, principalmente ao final do tratamento.

É necessário avaliações da função dos rins e exames de sangue em casos de tratamentos prolongados com a Benzetacil. Pode interferir em testes laboratoriais como na dosagem da glicose na urina.

Posologia

A posologia é ajustada de acordo com o problema a ser tratado:

  • Nos casos de infecção estreptocócias do trato respiratório superior e da pele:

Adultos: injeção única de 1.200.000 unidades.

Crianças ate 27 kg: injeção única de 300.000 a 600.000 unidades.

Crianças maiores: injeção única de 900.000 unidades.


  • Profilaxia de febre reumática e da glomerulonefrite:

Doses periódias de 1.200.000 unidades, a cada 4 semanas.


  • Sífilis primária, secundária, latente e terciária:

Bouba, beje (sífilis edêmica) e pinta: injeção única de 1.200.000 unidades. Sífilis latente tardia e terciário, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.00 unidades cada de Benzetacil com intervalo de q 1 semana entre cada dose.

benzetacil com herpes

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades.

Sífilis congênita (caso de pacientes assintomáticos): para crianças entre 2 e 12 anos a dosagem é de acordo com a tabela dos adultos. Já nas crianças menores de 2 anos a dosagem é de 50.000 U/kg uma única vez.

benzetacil na seringa

O horário, as doses e a duração do tratamento devem ser respeitadas de acordo com a prescrição médica.

Este medicamento é comercializado no país em doses de 4 ml e seu preço varia entre 7 a 14 reais. A venda é feita somente com receita médica. Deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 graus) e usado apenas no período de validade que encontra-se na embalagem da medicação.

Em crianças e mulheres que amamentam a aplicação deve ser feita na lateral da coxa e nos adultos nas nádegas. Quando ocorrer doses repetitivas o local de aplicação deve ser variado.

Vale ressaltar, que a procedência do medicamento é imprescritível para conhecimento, todos os medicamentos é necessário que tenha a aprovação da ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desta forma é possível ter a segurança de uma boa procedência do medicamento, no qual foi testado e aprovado.

Bula

A bula do medicamento, é evidenciando sua grande quantidade de benzilpenicilina benzatina, e vale ressaltar, que é importante que a posologia seja de acordo com a orientação medica.

Este medicamento não apresenta um indicie alto de recomendação médica, por se tratar de um medicamento forte, a não ser que seja acompanhado por exames profissionais, no caso da identificação da devida necessidade da aplicação.

Efeitos colaterais Benzetacil

As principais reações adversas de Benzetacil é:

  • Dor de cabeça;
  • Infecção da vagina ou candidíase (vulva por fungos);
  • Retenção de Líquidos;
  • Vermelhidão na pele;
  • Erupções cutânea;
  • Queda da pressão arterial;
  • Inchaço da laringe;
  • Reações anafiláticas;
  • Descamação e bolhas na pele;
  • Trombose venosa;
  • Síndrome de Stevens-Johnson;
  • Eritema multiforme;
  • Necrólise epidérmica tóxica;
  • Inflamação do fígado causada pelo Benzetacil;
  • Tromboflebites (inflamação das veias);
  • Colite pseudomembranosa (diarreia associada a antibióticos).

Atenção, para qualquer dúvida ou esclarecimento, é necessário que esteja consultando um profissional médico.

Na apresentação de sintomas diferentes do comum, vá até a unidade de saúde mais próxima.

Por que dói?

A injeção de Benzetacil receitada pelos médicos nos hospitais é muito temida, principalmente pelas crianças e ate mesmo os adultos, pela forte dor que sua aplicação causa.

benzetacil ta doendo

A dor causada pela injeção de Benzetacil no local pode durar pouco tempo ou até mesmo 24 horas. A dor está ligada ao fato de seu principal componente ser de difícil solubilidade, fazendo com que o organismo demore para absorvê-lo completamente.

Portanto, é de extrema importância que sua aplicação seja acompanhada por um profissional médico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (136 votes, average: 4,10 out of 5)
Loading...

Leave a Reply