Catapora – O que é, causas e sintomas

Como muitos sabem, a catapora é uma doença que é temida por muitas mães no mundo todo, e isso porque ela afeta muito a saúde das crianças, ainda mais pelo fato de que ela afeta muito os recém nascidos, e no qual pode ocorrer diversos riscos caso não seja tratado de maneira correta.

A busca por medicamentos e métodos diferentes de tratamento tem crescido de forma constante no mercado, pois trata-se de uma doença no qual pode deixar efeitos colaterais visivelmente no corpo, uma vez que não tratado nos procedimentos ideais.

No decorrer deste artigo será possível evidenciar toda a informação necessária e de forma detalhada referente a essa doença em questão.

O que é Catapora?

catapora umTambém é conhecida por “Varicela”, ou a Catapora é uma infecção que é causada por um vírus chamado Varicelazóster, na qual é pertencente da mesma classe da Herpes assim como ela também é muito contagiosa, mas ela afeta mais as crianças.

O nome “Catapora” é originado no “tupi catapora”, e ela tem um significado bem conhecido, que é o “fogo que salta”. Porém por este nome ela não é muito conhecida pelas outras pessoas.

Ela é uma doença que só se pega uma vez na vida, ou seja, uma vez que você a contrai, nunca mais será afetado por ela. Porém o vírus continua dentro do corpo da pessoa. Na maioria dos casos, a pessoa é afetada quando criança, e devido a isso foram feitas campanhas de vacinação.

Previnam-se!
A época em que são maiores os surtos de catapora nas crianças é durante o inverno, pelo fato de que ficam em ambientes mais fechados e aumenta ainda mais os riscos de se espalhar o vírus.

catapora dois

Muitos confundem a Catapora com o Sarampo por conta das feridas na pele, que com o passar do tempo estas lesões vão se agravando cada vez mais. E isso faz com que as feridas se espalhem mais pelo corpo, formando bolhas, pápulas e crostas.

Causas

catapora tresO doença da Catapora é bem conhecido como “Varicela” que é ocasionada por um vírus que se chama varicela-zoster. Ele pode ser transmitido de formas adversas, assim como o espirro, tosse e o contato de pele com a pessoa contaminada.

Dois dias após as bolhas aparecerem e ficarem totalmente secas, ela começa a ser transmissível, e para poder identificá-las não é preciso faer nenhum tipo de exame, apenas pela sua apar ência já pode ficar claro que está com a catapora.

Sintomas

A catapora começa a ser mais fácil de ser diagnosticada depois do seu 15 dias de infecção, devido ao fato de que todos os seus sinais começam a ficar cada vez mais visíveis, fazendo com que a sua detecção seja feita com muito mais facilidade.

  • Mal estar;
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Dor de barriga e cabeça;
  • Surgimento de bolhas vermelhas na pele em todo o corpo;
  • Coceira em demasia.

A quantidade de bolhas que vêm a aparecer no corpo da pessoa pode variar muito, algumas podem ter mais e outras podem acabar tendo menos, e o seu diagnóstico deve ser feito em um laboratório, e é feito com um simples exame médico, para ser mais exato, com o exame de sangue. E ao primeiro sinal de seus sintomas é preciso que procure um médico para poder fazer alguns diagnósticos

Como fazer o diagnóstico?

Seu processo é bem simples, ele é feito com um diagnóstico através das bolhas, que são preenchidas com um líquido branco com suas bordas avermelhadas, na qual elas surgem na pele por todo o corpo, até mesmo:

  • no couro cabeludo;
  • boca;
  • mucosas.

Atenção!
E também em surtos, ou seja, elas duram tempos diferentes em cada pessoa, e com ela vem um grande surto de febre, na qual ela  pode chegar até mesmo 40°C. Mesmo podendo ter sua confirmação sorológica, mas a melhor forma é o teste clínico.

Tratamento

Os meios de tratamento da catapora são diversos, mas eles basicamente se devem ao isolamento da pessoa que está contaminada pela doença, e os únicos medicamentos indicados sã os para o alivio da, então exatamente por isso não pode se automedicar.

catapora quatro

catapora cinco

E como já é de se esperar, não se deve coçar as feridas, pois isto faz com que se formem muitas cicatrizes. Fazer a aplicação de talcos ou tomar banho com água morna e aveia não os mais indicados para poder aliviar as coceiras.

Medicamentos para Catapora

Para estar tratando sua catapora vocês podem ir até uma farmácia e assim acabar encontrando muitos tipos de medicamentos que são indicados especialmente para esse tipo de problema. E eles são muitos, onde dessa forma é necessário que conheça muito bem sobre cada um deles antes que venha a comprar sem saber o que ele é e muito menos para que ele serve. Acompanhe alguns deles logo abaixo:

  •  Aciclovir: receitado para pacientes acima de 12 anos de idade;
  •  Paracetamol;
  •  Dipirona: para aliviar a febre;
  •  Polaramine: pomada antialérgica para reduzir a coceira;
  •  Géis que refrescam e aliviam a coceira;
  •  Antisépticos: em forma de sabonetes a base de triclosano;
  •  Banhos com permanganato de potássio indicam melhora.

Valendo a pena lembrar que estes não são os únicos, mas sim são aqueles que com o tempo vieram a  apresentar melhores resultados com o uso e prevenindo que a doença se espelhe mais que acaba fazendo com que se agrave ainda mais.

Vale ressaltar, que a procedência de um medicamento é fundamental antes do consumo; todos os medicamentos devem ter o certificado de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), desta forma é possível ter a segurança da procedência do medicamento desde seu processo de fabricação até seus testes laboratoriais.

Os medicamentos citados acima, trata-se de medicamentos de alta qualidade no qual são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), no qual tem um índice elevado de recomendação médica e podem ser facilmente encontrados em qualquer farmácia desde as mais simples de pequeno porte até as grandes redes; podem também ser encontrados nas unidades de saúde pública e ser retirados gratuitamente mediante à receita médica.

Atenção, a automedicação não é um método indicado, a automedicação pode causar sérios riscos para a saúde das pessoas, uma vez que é feita de maneira incorreta, portanto, é imprescritível a presença de um profissional médico antes e durante os tratamentos.

Remédios caseiros

Muitos métodos de tratamentos para poder combater esta doença podem ser feitos em sua própria casa. Estes são métodos naturais sem nenhuma chance de conter algum tipo de efeito colateral em seu usuário.

catapora seis

  • Tomar até 3 banhos por dia, com água morna.
  •  Manter as unhas bem cortadas para evitar criar feridas na pele.
  •  Evitar alimentos quentes ou muito salgados, devido às feridas na boca.

O mais comum e conhecido entre todos eles é método de tomar banho morno na aveia, que também é muito antigo e vem sendo usado desde então por diversos indivíduos por todo o mundo, e isso devido a sua eficiência no tratamento.

Existem também os sucos caseiros, no qual podem estar auxiliando no tratamento como o Suco de laranja e limão. É feito utilizando três laranja-lima e um limão siciliano, basta ingerir duas vezes ao dia, sendo uma vez após o preparo e oura no intervalo das refeições.

Como evitar?

É um pouco complicado a prevenção desta doença, porque ela é facilmente espalhada pelo ar, mas por outro lado, para ela são possíveis a aplicação de algumas vacina contra ela. Elas são aplicadas em crianças e em adultos, e somente é aplicada uma vez e não precisa de uma segunda dose.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply