Cetoconazol – O que é, posologia e preço

Cetoconazol é um remédio antifúngico, com nome comercial de Nizoral, que pode ser encontrado na maioria das farmácias. É feito pelo laboratório Medley e é vendido de três formas: comprimido, creme ou shampoo.

cetoconazol caixa

É eficaz contra a maioria das doenças de pele, como candidíase, micoses e caspas. Ele só deve ser comprado caso ocorra recomendação médica, e o tempo de tratamento, assim como a quantidade diária deve ser respeitada segundo o que o médico determinou.

Para que serve?

Ele é usado principalmente para curar infecções de peles em pacientes causadas por fungos. É mais indicado quando o tratamento de outra maneira não solucionou o problema. É recomendado principalmente para pacientes que possuam:

  • micose do couro cabeludo.
  • algum tipo de candidiase;
  • pano branco;
  • pé de atleta.

Existem em três tipos, por isso, é importante consultar um médico, pois cada tipo do cetoconazol é indicado para um tipo de infecção, portanto, para que a infecção melhore logo, é necessário usar o tipo correto do cetoconazol.

Posologia

A posologia do cetoconazol varia muito do tipo de medicamento que o médico indicou para o paciente (shampoo, creme ou comprimido).

  • Creme:

O creme deve ser aplicado uma vez ao dia no lugar infeccionado, durante o tempo que o médico determinar, normalmente de 2 a 4 semanas. Antes da aplicação, é importante lavar bem a região que possui a doença de pele.

cetoconazol funciona

Deve-se assim, passar o creme sem esfregar, lembrando de passar ao redor da aérea infectada também para que não corra o risco de outras infecções, além de após terminar de passar o creme, lavar bem as mãos para acabar com qualquer possibilidade de proliferação da infecção por outras partes do seu corpo.


  • Shampoo:

O shampoo deve ser aplicado somente após ocorrer uma higienização do cabelo com outro shampoo ou sabonete de sua preferência. Após isso, é recomendado passar o shampoo antifúngico por todo o couro cabeludo e deixá-lo agir por cerca de 3 a 5 minutos.

cetoconazol shampoo

Isso deve ser feito uma vez por dia, porém, seu medico que determina a gravidade do seu caso e assim a quantidade de vezes necessária por dia de aplicação. Em casos de caspa, é recomendada a aplicação do shampoo uma vez por dia por dois dias da semana, durante 2 a 4 semanas.


  • Comprimido:

O cetoconazol, tanto para adultos quanto para crianças com mais de dois anos, deve ser ingerido em conjunto com as refeições para evitar possível mal-estar por conta do estômago vazio.
[/su_note]

cetoconazol comprimido

Normalmente no caso de adultos, o que varia é a duração do tratamento de acordo com a gravidade do caso, e a quantidade de medicamento para cada tipo de infecção de pele. Porém, em crianças, a quantidade diária do cetoconazol sofre alterações de acordo com o peso que a criança possui:

  • até 20 kg: é recomendado ¼ de comprimido por dia;
  • acima de 20 kg: é recomendado metade de um comprimido por dia.

Caso ocorra o esquecimento de tomar o medicamento, tome a próxima dose normalmente. Nunca tomar dois comprimidos de uma vez.

Preço

O preço varia de acordo com o tipo de cetoconazol que o médico recomendar, assim como:

  • comprimido: varia de 3 a 57 reais, dependendo muito da quantidade de comprimidos que forem necessários;
  • shampoo: varia de 15 a 28 reais, dependendo muito da região em que o paciente vive;
  • creme: varia de 15 a 58 reais.

Contra indicações

Esse medicamento é contra indicado para pacientes que se enquadrem em certos casos como:

  • gravidez de risco. Somente o shampoo poderá ser utilizado, já que não se sabe se o creme ou o comprimido podem oferecer riscos ao feto;
  • mulheres que estejam amamentando, pois não sabe se algum componente da fórmula do cetoconazol pode chegar ao leite materno;
  • pacientes que possuam alguma alergia ou sensibilidade a algum componente da formula do cetoconazol;
  • doença hepática aguda ou crônica.

Procure um médico!
E pessoas que realizam ou recentemente realizaram algum tratamento com corticosteróide, para assim evitar quaisquer reações indesejadas. Caso você se enquadre nesse caso, consulte o seu médico antes para que ele tome as devidas precauções.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais variam de acordo com a forma do cetoconazol que o médico indicado ao paciente, porém, a maioria acontece com pacientes que utilizam o creme.

  • Creme:

Sensação de picada, coceira, irritação no local da pele onde ele é aplicado, pele pegajosa, erupção bolhosa.


  • Comprimido:

Diarréia, cefaléia, dor abdominal, vômitos, mal-estar.


  • Shampoo:

cetoconazol frascoCoceira no local onde o cetoconazol foi aplicado, queda de cabelo, pele seca, oleosidade, mudança na textura do cabelo e possíveis feridas no couro cabeludo.

Caso algum desses sintomas ocorra com você, durante um período de tempo razoável, é recomendado retornar ao médico para que ele tome as medidas corretas.

Em caso de superdose do cetoconazol, é necessário ir ao médico rapidamente para que ele realize uma lavagem estomacal.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (365 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...

Leave a Reply