Creatina – O que é, para que serve e benefícios

creatina primeiroCreatina é uma substância formada da junção de três aminoácidos. São eles: Arginina, Metionina e Glicina. Essa substância pode ser encontrada tanto em alimentos como carnes quanto no ser humano. Nas carnes e nos peixes são encontradas em pequenas quantidades, assim você vai saber as melhores qualidades e os alimentos que mais possui esta substancia.

Deixando claro que a quantidade existente nesses alimentos não chega nem perto do que é recomendado se consumir por dia, desta forma você vai ter que estar comprando um suplemento para fazer o uso, então vai encontrar uma melhor qualidade no seu treino, trazendo um resultado muito bom ao seu corpo, com a mais alta qualidade e desempenho.

E no ser humano a maior reserva dessas substâncias fica nos músculos esqueléticos, tendo toda a quantidade da substancia, vale lembrar que com a sua utilização os treinos terão uma maior qualidade, além dos desempenhos que trarão com a mais alta velocidade.

Melhore o desempenho
O suplemento é recomendado principalmente para atletas que treinam pesado, pois eles necessitam de uma melhor qualidade ao seu treino e com o uso, vai conseguir atingir os melhores resultados para a sua vida.

Para que serve a Creatina?

O principal objetivo de suplementos de creatina é gerar mais energia e resistência. Com a utilização desse suplemento será possível a realização de treinos mais pesados, e no final o indivíduo não ficará tão cansado, pois ele traz uma melhor qualidade ao rendimento de seus músculos, estabelecendo mais energia ao seu corpo, tendo as melhores características do corpo ao longo do treino.

creatina segunda

Com isso, ao passar de um tempo, ocorrerá o ganho de massa muscular e aumento de resistência. Esses fatores como resistência e energia fazem da creatina um dos melhores suplementos por melhorar muito o desempenho do atleta, trazendo os resultado mais imediatos, principalmente aos atletas que tem uma alta taxa de treino, que hasta muita energia corporal.

Tipos de creatina

No mercado existem diversos tipos, e é normal ficar confuso ou em dúvida sobre qual comprar, portanto, vamos as diferenças de cada um deles.

  • Monohidratada:

Esse é considerado pela maioria dos consumidores o melhor tipo de creatina, e já foi comprovado várias vezes que dentre todas as opções existentes no mercado é a mais eficaz e que tem o melhor custo-benefício.


  • Hidrocloreto:

É o segundo tipo mais popular, e existem vários consumidores que o defendem, considerando melhor que a creatina monohidratada.

Segundo eles, a monohidratada pesa muito no estômago e por ser menos solúvel quando misturada com água, na maioria dos casos causa inchaço.

Porém, até agora não existe nenhuma pesquisa para comprovar que o hidrocloreto seja mais eficaz do que a monohidratada.


  • Tamponada:

É o tipo de creatina mais novo no mercado e vem em doses menores do que os outros tipos.

Por ter o PH mais elevado do que a monohidratada, faz com que haja maior absorção pelos músculos esqueléticos, porém, os estudos comprovaram que esse tipo não aumenta a quantidade no músculo, o que faz com que a eficácia dela diminua.


  • Nitrato:

É muito solúvel na água o que o torna mais fácil na hora de beber, porém a concentração é muito menor, e por isso acaba sendo necessário tomar vários copos ao dia até chegar a quantidade de creatina indicada por dia que é de 5 gramas.

Um benefício específico nesse suplemento é que nele há o suplemento de nitrato, que tem como característica a melhora da pressão arterial, além de fornecer mais energia e força.


  • Etil éster:

Era vendido como sendo o mais eficaz de todos os suplementos , porém recentemente foram realizados estudos que comprovaram que ao chegar no estômago, a creatina é quebrada e rapidamente se torna creatinina, que não traz benefício algum para o aumento de massa muscular ou a melhorando desempenho do atleta.


  • Quelato de magnésio:

O magnésio é muito importante em várias funções do corpo do ser humano. Sua função no suplemento é fazer a proteção da creatina para que ela não quebre pelo caminho até chegarem nos músculos, o que faz com que haja uma maior absorção.


  • Malato:

É composta por e ácido málico. Até agora nenhum estudo comprovou que esse suplemento seja mais eficaz do que a monohidratada.


  • Líquida:

Não é nada mais do que a creatina monohidratada liquida. Já houveram estudos comprovando que após alguns dias no estado liquido, se torna em creatinina que não ajuda no desempenho dos atletas, ou seja, ela é bem menos eficaz do que a em pó.

Como tomar?

creatina terceiraSempre antes de começar a utilizar um suplemento, consulte o seu médico ou nutricionista, pois ele vai indicar a melhor dosagem, além de não ter nenhum tipo de complicação com a sua utilização, não trazendo os efeitos colaterais ao seu corpo. O suplemento pode ser consumido tanto em pó como em cápsulas, a quantidade, assim como o horário devem ser definidos por seu médico ou nutricionista.

Como a creatina é uma substância que o nosso corpo produz, após no máximo 3 meses de consumo diário do suplemento, é recomendado uma pausa de no mínimo 30 dias para que o organismo não pare de produzir a substância.

Mas, existem atletas que usam o suplemento durante 2 meses e param 2 meses, o que é muito bom. É recomendado tomar o suplemento no pós treino.

Precisa tomar todos os dias?

Atenção
Sim. Existem atletas que diminuem a quantidade nos dias que não treinam, mas o normal é tomar todos os dias a mesma quantidade que é 5 gramas.

Vale lembrar que não é uma substância que tem efeito imediato, portanto, se você tomá-la antes do treino, quando for treinar não vai estar mais resistente ou com mais energia.

creatina quarta

A creatina tem efeito acumulativo, ou seja, após algum tempo de uso os benefícios começaram a aparecer.

Benefícios

Uma das maiores vantagens de fazer o seu uso é por conta de cada um dos benefícios que ele tem a oferecer, os mesmos que podem estar sendo conseguidos por qualquer um venha a fazer o seu uso.

Caso não saiba quais são os seus benefícios, continue acompanhando logo abaixo um pouco mais em relação a cada um deles.

Creatina Aumenta Força e Potência

A creatina é formada a partir da arginina e  glicina, ela age diretamente em nosso organismo agindo como uma grande reserva de energia no corpo a curto prazo, caso venha a fazer execícios a longo prazo exigindo um esforço maior.


Aumentar o tempo de Exaustão e capacidade de Trabalho

Este é de longe um de seus maiores, em especial por conta de que quelquer um pode ter acesso a ele, bastando apenas que faça o seu uso de forma correta.


Composição do corpo melhor

Sua maior vantagem, e também a parte em que ela mais foca, que é fazer com que tenha um melhor desempenho em seus treinos, o que pode levar a um maior gasto de energia durante o treinamento e no período pós-exercício.


Menos Depressão

Aumentar os níveis de creatina parece ser capaz de melhorar os níveis de neurotransmissores, assim como grandes bons exemplos são a dopamina e serotonina.


Menos Fadiga

Por mais do que pareça, a falta de sono pode acabar influenciando em muitas coisas em sua vida, mas ao usar a creatina ela funciona aumentando o hormônio do estresse, o cortisol e reduzindo significativamente o tempo de reação e função cognitiva.


Engorda ou emagrece?

O uso desse suplemento não engorda. Muitas pessoas param de utilizar esse tipo de suplemento por acharem que ganharam peso, mas na verdade é inchaço.

creatina quarta

Um dos problemas de se utilizar suplementos de creatina é a retenção de líquido, que quando acontece, causa inchaço, e por isso, muitas pessoas tem a sensação do suplemento estar atrapalhando e não ajudando na perda de peso, e assim param de utilizá-lo.

Preço

Os preços podem variar de 30 reais a 160 reais. Por isso, é bom sanar todas as dúvidas para conseguir comprar o suplemento ideal.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (399 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Leave a Reply