Dor na Mandíbula – Quais são suas causas, tipos, como fazer para evitar e o seu tratamento.

Um problema que pode ocorrer em nossa mandíbula, ou até mesmo uma dor na mandíbula pode trazer muito mais problema para a saúde do que você imagina. Com a mandíbula afeada, ou seja, com dor que ocorre na mandíbula, pode ocorre muito da pessoa até mesmo não conseguir se alimentar direito.

Com problemas relacionados a nossa mandíbula a trituração dos alimentos não fica do mesmo modo que tende a ser, assim os alimentos não chegam como deveriam em nosso estômago.

Dessa forma os nutriente que ele possuí não são totalmente aproveitados em nosso sistema digestório, e quando falta nutrientes em nosso corpo, ele fica debilitado e muito vulnerável.

dor na mandíbula

dor na mandíbula

Vulnerável porque ele pode sofrer facilmente com a contaminação de diversos tipos de doenças e também com infecções que podem ser causadas por vírus ou até mesmo por bactérias. Por conta disso que relaxar um tempo e deixar os seus músculos descansarem é essencial para possuir uma saúde boa e sem problemas que tendem à ocorrem em nossos tecidos.

dor na mandíbula machuca

Se uma dor for sentida na mandíbula e essa dor continuar por muitos dias, a melhor coisa à se fazer é visitar um dentista, para que ele dê uma olhada e veja qual é o problema relacionado a mandíbula.

Sintomas

Os seus sintomas também são mutos, e dessa forma são muito simples de serem detectados, assim como os que podem ver logo abaixo:

  • Dor ao sentir que a mordida está torta ou desviada para um dos lados;
  • Inchaço da face;
  • Cansaço nos músculos faciais;
  • Tontura;
  • Dor de dente;
  • Dor no pescoço e ombros;
  • Dor de ouvido ou sensação de ouvido tampado;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Dor cervical;
  • Zumbidos.

Sendo assim ao primeiro sinal de algum desses sintomas é indicado que procure tratamento imediato para evitar que as dores possam aumentar ainda mais.

Causas e também tipos da dor na mandíbula

causas

Geralmente essa dor que ocorre em nossa mandíbula tende a ocorrer em pessoas constantemente, assim podendo surgir e desaparecer por muitas vezes na semana. Essa dor pode ser causada por diversos motivos, uma má mastigação é um deles, muitas pessoas não sabem mas se mastigarem de forma errada podem trazer problema para a nossa mandíbula.

Além de problemas ela também pode muito bem trazer deformações nela, na cartilagem ou até mesmo podendo danificar os músculos da região da mandíbula. Abaixo estarão as principais causas da dor na mandíbula, olhe e saiba quais são as casadoras dessa dor:


  • Disfunção temporomandibulares:

Podendo ser chamado pela sigla que é DMT, esse problema é caracterizado quando a pessoa não é capaz de realizar movimentos simples com a mandíbula. E quando consegue sente uma tremenda dor no local, assim ele se sente desconfortável.

Esse tipo de dor que ocorre em nossa mandíbula é causa por lesões que são feitas nas articulações em nossa mandíbula ou até mesmo lesões que são feitas nos músculos presentes em nossa mandíbula. Assim essa região sofre inúmeras alterações capazes de trazerem um grande desconforto para a pessoa que a possuí, ocasionando em uma má alimentação graças a esse problema.


  • Polpa do dente infectada:

Quando se trata de dor de dente as pessoas já sabem que não é uma coisa boa, pois dores no dentes tendem a ser muito ruins e fortes. Essa infecção ocorre no nervo do nosso dente, ou também chamado em alguns lugares de polpa dentaria.

causas

Infecção que é causada pela evolução da cárie no dente é bem propensa a trazer muitos danos também a nossa mandíbula, por conta disso que está aqui. Por isso que é sempre bom tratar bem de um cárie, pois é um problema que pode ficar bem grave em nossa boca, podendo até trazer problemas para a nossa mandíbula.


  • Bruxismo:

Esse sintomas ocorre quando a pessoa range muito os seus dentes, ou seja, ela fica raspando uns nos outros, assim o esmalta que está presente no dente. Quando a pessoa da uma mordida forte onde os dentes se encontram também pode causar o bruxismo, assim quando ele é feito em excesso pode prejudicar até mesmo a nossa mandíbula.

Graças a isso é sempre bom que as pessoas evitem ficar batendo os dentes uns nos outros, pois isso pode acarretar em grandes problemas. Podendo até causar a dor na mandíbula, porém o bruxismo é muito feito por pessoas que sofrem de ansiedade ou de estresse.


  • Doenças relacionadas a boca:

A boca, órgão que pode ser afetado por diversas doenças, porém ele só tende a causar a dor em nossa mandíbula quando essas doenças se evoluem, assim possuindo um estado mais avançado. Essas doenças que ocorrem na boca muitas vezes são causadas por mal hábito de higiene e também de alimentação, álcool e cigarro ajudam muito para que elas se desenvolvam.


Como evitar a dor na mandíbula

como evitar

Para que a dor que ocorre em nossa mandíbula não venha a aparecer, é bom sempre tomar cuidado com a nossa boca, pois ela é muito importante para que possamos ter uma saúde boa.

Tentar sempre mastigar da forma correta, e não forçar muito quando for mastigar, alimentos muito duros podem auxiliar para que essa dor venha a surgir em nossa mandíbula. Por isso evitar alimentos muito sólidos também é uma boa opção.


Tratamento

Não existem muitos remédios para que servem para aliviar a dor que ocorre em nossa mandíbula, contudo existem movimentos que são muito bons para que ela seja sarada logo. Exercícios com a mandíbula são muito bons para que o problema venha a desaparecer, abrir e fechar são um ótimo passo para que essa dor venha a desaparecer.

Assim como já devem saber, são muitos os tipos de tratamentos que podem fazer para evitar e acabar de vez com a dor no maxilar, sendo necessário apenas que os siga de forma correta, onde podem ser indicados por médicos para que seus pacientes possam os fazer e suas próprias casas. Abaixo outros tipos de mecanismos capazes de ajudar no tratamento dessa dor:

  • Trabalhe com as bochechas;
  • Boceje o quanto quiser;
  • Massageie a mandíbula;
  • Fala devagar.

Qualquer um desses exercícios podem ser feitos com muita facilidade em qualquer lugar que estiver, sem contar que não ocupa muito de seu tempo. Eles são ótimo para fortalecer o seu maxilar, para que dessa forma venha a diminuir muito as chances de que venha a ter essas dores desconfortáveis novamente. São ótimos exercícios para que ajudam nos sintomas da dor.

Melhores remedios

A dor no maxilar pode sim ser muito chata, até porque dependendo de sua gravidade ela pode ser muito forte, assim como também pode ser das amais leves, mas independente de como seja afetado(a) por ela, existem medicamentos que podem ser usados para que possam aliviar todas as suas dores. Assim como alguns dos melhores remédios, quase sempre os analgésicos são os mais indicados pelos médicos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (375 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Leave a Reply