Dor no Ombro: Causas, tratamentos e remédios


A dor no ombro, no entanto, aparecem, em maior parte dos casos, em atletas e pessoas que utilizam constantemente as articulações da região dos deltoides para executar os mais diversos movimentos com os braços de forma geral.

dor no ombro

As articulações dos ombros podem ser sobrecarregadas de diversas maneiras dentro dos esportes, como excesso de peso, execução de exercícios errada e traumas locais. É fato que as dor no ombro podem atingir qualquer pessoa em qualquer idade.

Assim como a dor em qualquer parte do corpo a dor no ombro pode ter diversos causadores, tanto em hábitos do dia a dia como em acontecimentos esporádicos que levam ao dano na musculatura e nervos locais.

A exemplo podem ser citados tanto os casos de acidentes envolvendo a fraqueza muscular do ombro que levam a uma dor no local, normalmente ocasionada por carregar um peso ao qual a musculatura não estava preparada, quanto o desgaste nas articulações ocasionado pelo avançar da idade.

O que é a dor no ombro?

Em boa parte dos casos a dor no ombro tem como causa uma inflamação decorrente de um rompimento das fibras musculares locais. Em outros casos essa inflamação pode ter como causa um rompimento ou lesão em tendões localizados no ombro.

dor no ombro machucaAs dores, todavia, podem ser facilmente diferenciadas, dado que a primeira tem como tempo de duração uma dor que decai no tempo de 3 a 5 dias, enquanto a segunda pode ser levada por bem mais tempo.

Em suma, a dor no ombro, em grande parte dos casos, não tem um significado preocupante intrínseco a ela. Não são sintomas de quaisquer doenças ou problemas de saúde, na maioria dos casos, e podem ser curadas apenas com um pouco de paciência e espera.

No entanto, se as dores persistirem por muito tempo pode ser sinal de um grave problema nos tendões e nervos locais e um médico deverá ser consultado, haja vista que, em diversos casos, é necessária a intervenção cirúrgica para a resolução do problema.

Causas

Conheça melhor
A dor no ombro pode ser tanto causadas por um trauma na musculatura decorrente do excesso de esforço quanto por um desgaste nas articulações promovido pelo avanço da idade, em boa parte dos casos.

As causas podem ser diversas, assim como as soluções para o problema. Cabe ao médico recomendar, após o diagnóstico, o tratamento mais adequado.

O que pode ser?

Tendinite

A tendinite pode ser um dos principais e mais graves problemas que afetam os ombros. A tendinite consiste em uma inflamação nos tendões de uma determinada região que é articulada. A tendinite é muito comum também em áreas como o joelho e o cotovelo.

dor no ombro causa tendinite

A doença causa fortes dores na região articula, em alguns casos podendo impossibilitar até mesmo o movimento do membro. Em muitos casos a tendinite é acompanhada também da bursite.


Bursite

A bursite, assim como a tendinite, consiste em uma inflamação. Diferentemente da tendinite a bursite é a inflamação na região da Bursa, uma estrutura que tem como função proteger os tendões e músculos localizados na região do ombro.

dor no ombro causa bursite

A bursite se da, sobretudo, em pessoas que dependem de atividades repetitivas em uma região articulada. Assim como a tendinite, a bursite caracteriza-se por uma dor aguda e crescente na região afetada e em alguns casos pode necessitar de uma intervenção cirúrgica.


Fraturas

dor no ombro causa fraturasFraturas, apesar de curadas, podem deixar marcas e serem um transtorno pelo resto da vida. Além da dor provocada no momento do trauma, as fraturas podem voltar a dar as caras em momentos onde o órgão fraturado tiver uma demanda de intensidade maior.

Seja por exercícios físicos, atividades cotidianas ou até mesmo por dormir errado. Fraturas, especialmente as mal curadas, podem voltar a dar as caras em algum momento. Sintomas como inchaço, dor constante ou repentina, e roxidão pela pele podem indicar a presença de uma fratura ou resquício dela.

Como evitar?

As fraturas podem dar as caras de varias formas. Podem aparecer tanto em atletas como sedentários e nas mais variadas idades e classes sociais. Uma prevenção adequada é tomar cuidado case haja a realização diária de atividades repetitivas que demandam o esforço dos ombros.

Procure um especialista
Outra medida profilática efetiva é o acompanhamento de um profissional de educação física adequado durante a pratica esportiva, afim de auxiliar quanto a lesões.

Remédios para dor no ombro

Anti inflamatórios podem ser tomados para auxiliar no tratamento. O uso de nimesulida e ibuprofeno pode ser uma boa medida, principalmente para atletas que demandam esforço diário de tais áreas.

dor no ombro causa dores

O uso de compressas quentes e massagens locais pode ser de grande ajuda caso a inflamação estiver no estagio inicial. Caso a dor já esteja em um estado mais avançado o mais indicado é tratamento médico adequado.

Testes

O seu médico pode pedir testes específicos para ajudar a identificar a causa de sua dor e de outros problemas.

  • Raios-X;
  • Imagens de ressonância magnética (MRI) e ultra-som;
  • A tomografia computadorizada (TC) de digitalização;
  • Elétrica estudos;
  • Artroscopia.

Tratamentos

Para que possa estar amenizando o seu problema, o seu médico pode estar passando uma série de tratamentos para que possa estar amenizando todo o seu problema, assim como pode estar conferindo mais abaixo:

Mudanças de atividade

O tratamento geralmente envolve resto, alterando suas atividades, e a terapia física para ajudar você a melhorar de ombro a força e a flexibilidade. O senso comum de soluções tais como evitar pelo as atividades que você normalmente não participam podem ajudar a prevenir a dor no ombro.


Medicamentos

O seu médico pode receitar medicamentos para reduzir a inflamação e dor. Se a medicação é prescrita para aliviar a dor, que deve ser tomado somente como dirigido. Seu médico também pode recomendar injeções de entorpecente medicamentos esteroides ou para aliviar a dor.


Cirurgia

A cirurgia pode ser necessária para resolver algumas ombro problemas. No entanto, a grande maioria dos pacientes com dor no ombro irá responder a simples métodos de tratamento, tais como a alteração atividades, repouso, exercício e medicação.

Certos tipos de ombro problemas, tais como luxações recorrentes e algumas lesões do manguito rotador, não pode se beneficiar de exercícios. Nestes casos, a cirurgia pode ser recomendada desde bastante cedo. A cirurgia pode envolver a artroscopia para remover o tecido da cicatriz ou reparação de tecidos rasgados, ou tradicional, abrir procedimentos para grandes reconstruções ou substituição do ombro.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (125 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Leave a Reply