Dores nas pernas: Saiba aqui quais são as suas causas e também como tratar delas.


Dores são coisas que podem causar problemas em nosso dia a dia afinal é por causa delas que em diversas situações elas atrapalham as atividades do nosso dia a dia, e por conta disso nos preocupar em conseguir tratar dela e assim cura-la é importante, para que dessa forma possamos fazer com que ela venha a não causar mais problemas em nosso dia a dia e é por conta disso que estamos aqui, pois iremos falar sobre as dores nas pernas.

dores nas pernas

Isso tudo nos mostra como devemos nos preocupar em conseguir conhecer melhor o que possuímos e quando se trata das dores nas pernas devemos saber o porque que elas ocorrem para que assim possamos tratar da forma correta para que assim a dor venha sumir rapidamente da perna, dessa maneira tal dor não irá ser capaz de fazer com que diversas atividades sejam difíceis de ser realizadas.

Existem muitas situação que pode ocorrer as dores nas pernas, e ela pode trazer um grande incomodo para o corpo, além de dificultar em certas atividades do dia a dia, trazendo certas consequências em determinados locais, sendo mais grave quando é no joelho e no tornozelo, proporcionando uma dor terrível.

Agora iremos mostrar que tais dores que se tornam na maior parte das vezes insuportáveis podem surgir devido a uma má circulação que ocorre na perna, mas também essa dor pode facilmente surgir por conta da dor cética, por conta do excesso de esforço, varizes e também neuropatia, todos estes problemas que são mais do que capaz de incomodar no dia a dia.

Problemas musculares

A dor muscular pode surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar um sapato desconfortável, por exemplo. Nestes casos, se torna extremamente conveniente a sua dor surgir no final da tarde, muitas vezes, sentida como “cansaço nas pernas”.

Outra causa comum de dor nas pernas de origem muscular são as cãibras que normalmente ocorrem durante a noite e são muito frequentes durante a gravidez, estão diariamente envolvidas ao cansaço muscular, e praticantes de esportes tem muito este tipo de dor, afetando bruscamente e impedindo continuar a fazer os movimentos, podendo aparecer nos dedos, na coxa, sola do pé, panturrilhas entre outras.

Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço, dessa maneira se fizer isso a dor pode amenizar e por conta disso não irá sofrer muito por causa dela ao longo de suas atividades, além dessas situação, o relaxamento do corpo e a alimentação pode ter fortes influencia no aparecimento das caibras.

Dores nas pernas alterações na coluna

Quando a dor nas pernas é provocada por alterações na coluna, a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, assim você deve ficar esperto com coisas como o formigamento que ocorre na perna, outra coisa que também pode ser a dormência  se torna comum neste tipo de caso.

Além disso, a dor nas pernas ao caminhar pode ser sintoma de inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco, por exemplo trazendo muitos prejuízos para o corpo, não conseguindo fazer movimentação do corpo.

dores nas pernas alterações na coluna

Colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar por 20 minutos, além de evitar esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia, no entanto quando se trata da fisioterapia apenas se torna essencial em casos mais graves, portanto não precisa se preocupar.

Má circulação

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Deve ficar atento a coisas como por exemplo a inchação nos tornozelos e também no pé é extremamente diferente, afinal por conta disso podemos conseguir tratar mais corretamente dela, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Uma situação um pouco mais grave é o surgimento de trombose, algo que acontece devido a movimentação de um coágulo que interrompe a corrente sanguínea de nossa perna. Nesse caso, a dor é localizada, mais frequentemente, na panturrilha, e existe dificuldade para movimentar os pés. Esta é uma situação que pode acontecer após alguma cirurgia ou quando se usa anticoncepcional sem orientação médica.

Deitar de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos pode ajudar, outra coisa que pode ocorrer é de um profissional indicar remédios para interromper este coágulo parado, assim como o uso de meias de compressão elástica, com essas dicas você poderá estar utilizando para diminuir as dores e evitar grandes situações de seu dia a dia.

Dores nas pernas problemas articulares

Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Nestes casos outros sintomas devem ocorrer geralmente nas articulações que existem na perna, e isso ocorre muitas vezes logo depois de acordar e é por conta disso que deve haver atenção quanto a isso para que assim nenhum acidente venha ocorrer devido a tal acidente.

dores nas pernas problemas articulares

Aplicar uma compressa quente sobre a articulação afetada, podendo assim fazer muito mal ao joelho e também no tornozelo, durante cerca de 15 minutos. Além disso, é recomendado consultar o ortopedista porque em diversas situações acabam sendo necessário o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

É sempre bom frequentar o medico neste caso, pois ele vai recomendar as melhores formas de estar fazendo o seu tratamento, tendo a intenção de melhorar o sua qualidade de vida e tirar as dores frequentes neste local, que podem trazer grande prejuízo na movimentação, além de outras situação semelhantes no seu corpo.

Então fique atento com as dores nas pernas, muitas vezes pode ser muito grave e você não tem noção disso, por isso é muito importante que seu médico fique ciente dessa situação, pois tomara todos os precauções necessário para te manter saudável e cheio de vida.

Dor nas pernas na gravidez

A dor nas pernas na gravidez é um sintoma muito comum e normal, principalmente nas primeiras semanas de gravidez, pois o corpo sofre com grandes transformações, terá um grande aumento de estrogênio e progesterona que provoca dilatação nas veias das pernas e consequentemente terá um aumento de volume de sangue nas pernas das mulheres causando desconforto e dor.

A dor irá piorar quando o bebê estive crescendo no útero, pois com isso a gravida terá um aumento de peso, sobrecarregando as pernas com o peso do corpo e com isso haverá inchaços e dores frequentes nas pernas. Geralmente para alivia essa dor as mulher deve deitar de barriga para cima e com o joelhos dobrados, fazendo execícios de alongamento da coluna com isso diminuirá um poco a dor nas pernas e a pressão arterial na região das pernas.

Esse é apenas um exemplo de exercício para alivio de dor nas pernas para gravidas, pois existe diversos outros métodos para melhoras as dores.confira abaixo dois métodos muito comum em combate a dor nas pernas das grávidas:

  • Deixar os pés de molho em água morna;
  • Deitar com os pés para cima;
  • Entre outros.

Seguindo esses métodos, com certeza você terá uma gravidez tranquila aliviando um pouco as dores nas pernas.

Quando ir ao médico?

É aconselhado ir no médico quando a dores nas pernas é muito intensa ou quando existem outros sintomas relacionados ao cansaço ou até mesmo outra coisa como por exemplo dor no joelho ou em outro local, sem contar se ultimamente não tenha feito nenhum tipo exercícios físicos. Também é importante ir ao médico:

  • Quando há rigidez da panturrilha;
  • Quando os pés e tornozelos estão muito inchados;
  • Quando não permite o trabalho.

O ideal é que sempre que sentir alguma dor desconhecida no seu corpo estar procurando o atendimento medico, pois ele ira resolver o seu caso da melhor forma, examinando a sua situação e muito mais, além receitar medicamentos que poderão acabar com as dores, tendo uma maior eficiência caso saber a gravidade da sua situação. É sempre bom lembrar que nunca é bom fazer uso de medicamentos sem prescrições médicas, pois com certeza não terá tanta eficácia quanto o remédio indicado pelo profissional da saúde. Além de que poderá fazer mal a sua saúde, e dependendo do medicamento poderá até te levar a óbito em questão de minutos.

Nas três situação mais acima são casos de extrema importância, então você deverá estar verificando elas para que não ocorra nenhum tipo de problema em relação a sua saúde, assim terá o melhor tratamento dos profissionais, abancando com as dores.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

12 Comments

  1. Tiago
  2. Luís
  3. Marcos
  4. Luana
  5. Pietra
  6. Barbara
  7. Victor
  8. André
  9. Mauricio
  10. Daniela
  11. Paula
  12. Bruna

Leave a Reply