Fibromialgia – O que é, causas, fatores de risco, diagnóstico e como tratar.

Caracterizada como uma dor que pode atingir os músculos, tendões e articulações e outras várias partes do corpo, a fibromialgia é uma síndrome que causa basicamente esses sintomas citados acima. Fora também muitos outros, assim como qualquer outro tipo de doença, com o tempo, caso não seja tratado pode acabar piorando ainda mais.

fibromialgia

O Fibromialgia é usado apenas com uma receita médica, ou seja, para comprar o seu é necessário que seja avaliado por um médico para usar, mas mais para frente nesse post vai conseguir entender tudo isso o que estamos falando. Também é ligada a diversos outros fatores podendo ser até mais graves para a nossa saúde. Esses fatores são caracterizados como:

  • Insônia;
  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Dores na região da cabeça;
  • Ansiedade em excesso.

Existem diversas hipóteses que afirmam que a fibromialgia ocorre devido à um descontrole que acontece no cérebro, e esse descontrole de processos está ligado na forma que o nosso cérebro processa as dores.

Nada é confirmado sobre isso, mas estudos estão sendo feitos para que possam saber se isso ocorre mesmo ou se torna apenas uma hipótese. Nada ainda foi comprovado, mas certamente não é muito bom arriscar com isso, sendo assim evitem esse tipo de problema.

O que é Fibromialgia?

Caracterizada como uma doença reumatológica, ela é uma das doenças reumatológicas mais presente entre a população. Podendo causar problemas não só como dores nos músculos e articulações, mas também pode alterar o humor e também influenciar em noites de sono das pessoas que á possuem. E ela pode ocorrer no organismo por diversos fatores, fazendo com que você fique mal com seu corpo e com muitas dores insuportáveis.

Essa doença muitas vezes já te da os primeiros sintomas logo nos primeiros dias fazendo com que você já possa detectar que está doente e com isso já poderá procurar um médio o mais rápido possível, pois quanto mais rápido você detectar a doença mais rápido terá a cura e poderá seguir sua vida normalmente como antes. Para ficar por dentro de tudo sobre essa doença, peço que continue lendo este artigo para saber mais sobre a fibromialgia, assim saberá como trata-la.

Causas da fibromialgia

Muitas pessoas adquirem a fibromialgia graças à algum trauma podendo ser de diversos tipos, como psicológico, físico, tensão, etc.

Pode ocorrer também de tudo isso acumular e vier de uma vez, por conta do estresse muitas vezes, assim a doença pode ser adquirida, por isso que é sempre bom se cuidar, e procurar sempre resolver os problemas.

É importante que se cuide da saúde tanto corporal como mental, os dois trabalham juntos, para proporcionar a melhor qualidade de vida para a pessoa. Apenas precisa cuidar bem deles para que isso acontece, pois um influencia no outro.

Ninguém sabe ao certo quais são as causas que ocasionam na fibromialgia, porém como tudo que ocorre relacionado à ciência existem hipóteses para tudo. 

Olhe abaixo e veja quais são essas hipóteses que foram criadas pelos cientistas:

Infecções:

Pode ocorrer da fibromialgia ocorrer pelo fato de vírus invadirem o sistema imunológico que geralmente esta fraco, assim várias infecções, bactérias. Também várias doenças que tendem à se manifestar no corpo quando o sistema imunológico está afetado, assim deixando ele mais fraco.

Sintomas como:

Sedentarismo, depressão, insônia e também ansiedade são os principais sintomas que acarretam quando alguém possuí fibromialgia.

Hereditariedade:

Não é aço confirmado, mas em muitos casos de pessoas que tiveram a síndrome já haviam casos de pessoas com parentes mais velhos já obtiveram a doença.

Isso pode ocorrer devido algumas mutações genéticas que acontecem no nosso organismo podendo assim deixar pessoas com mias chances e outras pessoas com menos chances.

Fatores de riscos

Os seus fatores de riscos que os médicos afirmam que existem são basicamente os seguintes:

  • Histórico da doença nos familiares:

Os sintomas podem ocorrer para membros e mais membros da família, o que realça o fato da causa dele ser por hereditariedade.

Portanto, se o pai já obteve a doença existem grandes chances do filho também possuir tal doença.

  • Gênero sexual:

Normalmente eles vem a afetar qualquer um que faça seu uso de forma incorreta, mas algumas pessoas são bem mais propensas do que outras a serem afetadas. Ela tende à ser mais comum no sexo feminino do que no sexo masculino, entre as idades de 20 anos podendo pegar até 50 anos. Essas são as idades onde é mais comum as pessoas adquirirem a doença, principalmente as mulheres.

Diagnósticos

Fibromialgia tem o diagnostico que geralmente é feito a partir de clinica, exames de sangue, observando os sintomas são as únicas formas de diagnosticar a doença. Ela não é feita com exames em laboratórios, mas sim em hospitais, onde o paciente é avaliado e assim acabam fazendo alguns exames, como por exemplo o de sangue que é o mais comum, e assim fazer alguns exames em seus pacientes.

Porém como já foi dito logo acima, o melhor diagnostico é os primeiros sintomas que o paciente deve ficar atento pois é a partir dai que começará o tratamento. Então procure ficar atento ao seu corpo pois qualquer novidade ou sintomas incomum o indicado é procurar um médico imediatamente pois é uma doença muito perigosa e deve combater o mais rápido possível.

Tratamentos

Tratamento da síndrome costuma ser bem eficaz, podendo diminuir sintomas como a dor nos músculos, tendões, articulações e também outras diversas partes onde a fibromialgia atinge com seus sintomas.

Em geral ele pode ajudar esses sintomas e outros como já havia citado acima como os de mau humor e também relacionados à ansiedade e distúrbios relacionados ao nosso sono. Abaixo estarão os tratamentos mais usados e indicados pelos especialistas quando se trata de síndrome. Olhe à seguir:

  • Preparo físico;
  • Terapia cognitiva comportamental;
  • Programa de exercícios;
  • Fisioterapia;
  • Terapias para que o estresse seja aliviado;
  • Massagens.

Para o tratamento da síndrome são utilizados diversos tipos de substância para que ela seja tratada da forma correta, essas substância são muitas vezes os analgésicos que ajudam muito contra os sintomas relacionados a síndrome.

Também existem casos onde são usados antidepressivos que são considerados drogas, portanto eles possuem um efeito muito forte para o nosso organismo. Sendo usado da maneira incorreta pode ocasionar em vários outros problemas que farão mal a saúde de qualquer um.

fibromialgia tratamentos

Esses remédios tem que ser recomendados por um médico profissional, que analisara a sua situação, verificara se seu corpo não é alérgico a nenhum dos componentes. Que geralmente ficam presentes nos tipos de remédios que foram mencionados acima.

Melhores remédios

Ao ser avaliado por um especialista, e logo após isso for confirmado que possui a fibromialgia, o médico poderá indicar alguns medicamentos para que assim possa fazer o seu tratamento em sua casa, assim como os remédios que são mais indicados pelos médicos. Caso queira conhecer um pouco mais em relação a estes remédios, veja mais sobre eles logo abaixo:

  • Alginac;
  • Ciclobenzaprina;
  • Cymbalta;
  • Lyrica;
  • Miosan;
  • Mirtax;
  • Musculare;
  • Nimesulida.

Estes são os mais eficientes para vocês que querem acabar com este problema.

Como evitar a fibromialgia?

A síndrome não tem prevenção, os médicos que estudam a síndrome querendo achar uma forma de se preveni-la não ganham resultados, uma doença que só pode ser tratada, pois não possui prevenção e nem cura.

Ao adquirir essa doença saiba que irá passar o resto da sua vida com ela, pois com o tratamento você irá amenizar e dor e todos os sintomas porém não ficará livre totalmente, fique ciente que as dores poderá voltar a qualquer momento e com isso você começará um novo tratamento com intuito de amenizar novamente o vírus.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (169 votes, average: 4,60 out of 5)
Loading...

Leave a Reply