Fluoxetina – O que é, para que serve e efeitos colaterais

Fluoxetina é um antidepressivo oral, comercializado tanto na forma de comprimido quanto em gotas, que só pode ser tomado em casos específicos e sob indicação médica. Um de seus efeitos principais é o emagrecimento, mesmo que ele não seja indicado para ajudar nesse aspecto.

fluoxetina primeiro

Isso pode ser justificado pois é um medicamento que ajuda muito a controlar a ansiedade e a depressão, e como normalmente esses são os dois fatores principais que fazem com que indivíduos comam mesmo que não tenham fome, as pessoas acabam perdendo muito peso, e muitos acabam achando que isso é um de seus efeitos colaterais, já outros levam isso e encaram como uma coisa boa.

E para colaborar ainda mais com a perda de peso, um dos efeitos colaterais é justamente a perda do apetite.

Para que serve?

Muita atenção
Esse medicamento serve principalmente para casos de depressão, ansiedade e transtornos nervosos. Ela atua principalmente na serotonina, que nada mais é do uma substância fundamental, que faz com que tenhamos bom humor e principalmente auto-estima.

E isso faz com que o indivíduo se torne mais satisfeito com sigo mesmo, aceitando a si próprio, o que normalmente é o principal problema que causa a depressão. Então para que possa estar conhecendo um pouco mais em relação a ele e como realmente funciona, continue nos acompanhando, e dessa maneira possa estar tirando todas as suas dúvidas e assim esclarecer tudo o que está em branco.

Como tomar ?

Sempre seguir o que o médico prescreveu, nunca tomando doses maior ou ate menores, e principalmente respeitando o tempo que foi recomendando pelo médico especialista.

fluoxetina tomar

Pode levar um tempo até que os sintomas melhorem. Caso houver algum sintoma desconfortável durante o uso desse medicamento ou caso queira parar de utilizá-lo, sempre consultar o médico para que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Efeitos colaterais

Existem indivíduos que optam em utilizar a fluoxetina somente para emagrecer o que não é recomendado e pode ser muito perigoso. Essas pessoa, principalmente, tem que tomar cuidado com os efeitos colaterais.

Fique atento
Infelizmente os seus efeitos colaterais são muitos, e que pode acabar prejudicando um pouco a sua imagem. No começo da utilização desse medicamento é normal ter muito sono, o que pode acabar passando ao longo do uso. Outros feitos podem ser:

  • diarreia: Esse efeito colateral é bem comum entre as pessoas que fazem o uso desse antidepressivo, pois ele age de forma controversas no seu estomago fazendo com que você fique sujeito a muita dor no estomago e diarreias intensas, muitas vezes o dia todo.
  • dor de cabeça; Não é todos os usuários desse medicamento que estão sujeito a ter esse efeito colateral, pois depende muito do organismo da pessoas. Esse antidepressivo geralmente dará esse efeito colateral em crianças ou idosos que fazem o tratamento desse medicamento a pouco tempo.
  • náuseas: Efeito colateral bem comum em pessoas que fazem o uso do produto, pois a náusea é um dos principais efeitos colaterais desse produto. Então ao ter esse efeito colateral não se preocupe, pois é normal para pessoas que fazem o uso desse medicamento antidepressivo.
  • insônia: Esse efeito colateral geralmente da em pessoa que estão fazendo o uso desse medicamento de modo incorreto, pois tem pessoas que fazem o uso desse medicamento por conta própria sem consulta um médico antes. Esse efeito acontece principalmente quando o usuário estão fazendo o uso com dosagem acima do que o seu organismo precisa, então antes de fazer o uso desse medicamento consulte um médico pois será muito importante para não ter complicações no seu futuro.
  • boca seca: Todas pessoas que fazem o uso desse medicamento estão sujeito a esse efeito colateral, então não se preocupe.

  • tensão;
  • perda de apetite;
  • ansiedade;
  • queda de cabelo;
  • fadiga;
  • confusão mental.

Sendo os sintomas mais comuns náusea, diarreia e fadiga. Caso durante o uso desse medicamento, apareça algum desses efeitos ou outros efeitos que você considere estranhos, procurar um médico. Lembrando que estes não são todos os seus efeitos colaterais, pois também existem alguns outros, os mesmos ao qual devem ser de seu interesse, vocês devem conhecer.

Contraindicações

Esse medicamento é contra indicado para indivíduos que tenha alergia a fluoxetina ou qualquer um dos componentes de sua fórmula. Então por isso é importante que passe a estar pesquisando um pouco mais em relação a isso, para que dessa maneira não venha a fazer o seu uso sabendo que pode estar sendo perigoso.

As pessoas que estão fazendo uso de inibidores de monoaminoxidase (IMAO), caso o paciente esteja utilizando, deverá suspender o uso do IMAO e esperar cerca de 15 dias para iniciar o tratamento com a fluoxetina.

Bula

A quantidade a ser usada do produto por dia depende muito do motivo pelo qual o paciente começou a utilizar o produto e também da opinião de um profissional. Lembrando que ao estar acessando a sua bula é possível que possa estar encontrando todas as informações necessárias em relação ao medicamento e como ele realmente funciona.

Os diferentes casos são:

fluoxetina terceiraDepressão. Se a causa para utilizar esse medicamento for depressão, o mais indicado seria 20 ml por dia. Transtorno obsessivo compulsivo, que pode variar de 20 a 60 ml por dia. Bulimia nervosa. 60 ml por dia.

Porém, é sempre bom ter uma opinião profissional pois cada caso tem suas peculiaridades, portanto, antes da utilização desse produto, procure um médico.
Doses acima de 80 ml por dia não foram testadas, por isso, não ultrapassar de 60 ml por dia.

Procure o médico
Na fase inicial do tratamento pode ocorrer um aumento na tentativa de suicídio, por isso, um acompanhamento médico é essencial.

O consumo de álcool principalmente no início deve ser evitado ao máximo, pois pode fazer com que ocorra sonolência excessiva. Ao decorrer do tratamento, essa ocorrência diminui, porém é sempre bom evitar.

Perguntas e respostas

Fluoxetina da sono?

Sim, não é incomum, principalmente nas primeiras semanas, a ocorrência de sono. Isso ocorre entre 20% das pessoas que fazem o consumo desse medicamento. Caso ocorra, a preferência deve ser consultar um médico pois ele fará as mudanças caso forem necessárias, como a diminuição da dose diária do medicamento.


Fluoxetina emagrece?

Sim, nas primeiras semanas de uso pode causar a perda de peso por conta de ser um medicamento que controla a ansiedade, que na maioria das vezes é o principal motivo para a ganha de peso. Porém, esse remédio não deverá ser utilizado com o intuito de perder peso. A melhor forma para isso é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios.


Precisa de receita para usar?

Muita atenção!
Sim, para o uso de fluoxetina é preciso de uma receita médica principalmente por conta de no início, ter a possibilidade de um aumento na tentativa de suicídio. Sempre que for utilizar algum medicamento, é preferível ter uma opinião médica.

Fluoxetina corta o efeito do anticoncepcional?

Não, pois não interfere na ação dele. Porém, existem outros medicamentos que podem vir a cortar o efeito, portanto é sempre bom falar com a sua ginecologista antes de iniciar um tratamento com medicamento.

Preço

Assim como já devem saber, antes de estar comprando é importante que passe a pesquisar em mais de um estabelecimento antes de estar comprando, pelo fato de que seu valor pode variar muito, e que muitas vezes este valor pode estar sendo muito alto. Uma caixa com 30 comprimidos custa entre 50 e 70 reais. Ou seja, não é um produto muito barato.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (364 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Leave a Reply