Gardenal – Para que serve? Como Usar? Veja aqui e tire suas dúvidas

Fenobarbital, mais conhecido como Gardenal, é um medicamento que age no sistema nervoso central, usado para o tratamento de crises convulsivas nas doenças epiléticas.

Para que serve?

O Gardenal é um barbitúrico usado para agir no corpo humano por meio de suas propriedades sedativas, tendo a capacidade de elevar o limiar de convulsão, ou seja, a quantidade de estímulos que são necessários para provocar as convulsões, atuando no sistema nervoso central.

Epilepsia

Esse medicamento é um dos mais indicados para quem sofre de epilepsia ou transtornos que causam convulsão, são danos que ocorrem principalmente nos nervos transmissores de movimentos. O tempo médio que dá início a ação do Gardenal, é de uma hora após administração por via oral;

Como funciona?

O Gardenal devido à sua lipos solubilidade atua particularmente no cérebro, mas também é distribuído através de todo organismo. Somente 78% da dose de Gardenal administrada é absorvida pelo trato gastrintestinal.

A máxima concentração plasmática acontece em adultos dentro de aproximadamente 8 horas, e em crianças aproximadamente 4 horas.

gardenal

A meia-vida plasmática em adultos, é de 50 a 140 horas, já em crianças, é de 40 a 70 horas, sendo maior em pessoas com casos de insuficiência renal ou hepática, e em pacientes idosos.

Em adultos, a ligação do Gardenal às proteínas plasmáticas é de aproximadamente 50%, enquanto que em crianças, o número é maior, sendo assim, a ligação do medicamento  às proteínas plasmáticas é cerca de 60%.

O Gardenal sendo usado por um tempo prolongado de tratamento ( 3 meses) pode levar à dependência. A dose do medicamento deve ser diminuída gradualmente no caso de interrupção do tratamento, pois se a intervenção do tratamento for de maneira abrupta, pode levar a estado epilético e crises convulsivas.

Os pacientes têm de ser monitorados quanto aos sinais de intenções ou comportamentos suicidas, e deve ser considerado um tratamento adequado, pois foram relatados essas intenções e comportamentos suicidas em pessoas tratadas com medicamentos antiepiléticos em várias indicações.

Pílula

Para crianças

A introdução de um tratamento anticonvulsivante, pode ter em seguida, um crescimento na incidência de convulsões. As causas para este crescimento podem estar relacionadas à escolha inapropriada do medicamento para o tipo de convulsão a ser tratada.

Efeitos colaterais

Atualmente este medicamento tem sido cada vez mais recomendado pelos médicos para que os seus pacientes possam passar por tratamentos psicológicos, mas cada paciente tem a sua doce correta, pois só seu usado sem prescrição por conta própria ele pode acabar causando alguns problemas. Dentre os efeitos colaterais que o Gardenal pode causar, estão:

  • Dificuldades para falar e andar;
  • Tonturas e dores de cabeça;
  • Hipersensibilidade;
  • Dores nas articulações;
  • Náuseas e vômitos;
  • Agressividade e agitação;
  • Dificuldades no equilíbrio e coordenação motora;
  • Amnésia e perda de memória;
  • Dificuldade na atenção;
  • Dificuldade para acordar;
  • Reações alérgicas na pele;
  • Casos raros de síndrome de Lyell’s, síndrome de Steven Johnson, e dermatite esfoliativa;
  • Redução da qualidade dos ossos;
  • Anemia megaloblástica;
  • Distúrbios do humor;
  • Osteomalácia e raquitismo;
  • Contratura de Dupuyten.

Se for visualizado no paciente do tratamento algum dos efeitos colaterais, o melhor a se fazer é ir imediatamente ao médico que prescreveu esse tratamento, para que assim, ele possa fazer exames e ver qual será a atitude a ser tomada.

Contraindicações do Gardenal

Este medicamento não é indicado para os seguintes casos: porfiria, insuficiência hepática, insuficiência respiratória severa, insuficiência renal, ou em pessoas com antecedentes de alergia aos barbitúricos.

Problema Renal

O Gardenal não é indicado com o uso de bebidas alcoólicas, progestogênico e estrógenos, e também não é indicado para o tratamento de convulsões mioclônicas ou convulsões de ausência, as quais, podem ser exacerbadas. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem nenhuma prescrição médica.

O Gardenal é contraindicado também para pacientes que fazem uso de ifosfamida e saquinavir, e que usam fenorbabital como tratamento profilático.

Posologia

Os adultos devem tomar essa medicação da seguinte forma: 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada. Já as crianças devem tomar essa medicação da seguinte forma: 3 a 4 mg/kg/dia em dose única ou fracionada.

Posologia

Somente após 15 dias a avaliação do ajuste e a eficácia do tratamento devem ser realizadas. Os níveis barbitúricos precisaram ser monitorados preferencialmente pela manhã em amostras de sangue, se clinicamente for necessário.

Muito Importante!
Se deve diminuir a posologia em pacientes alcoólatras, idosos e em pessoas com a função renal e hepática comprometida. É recomendado monitorização clínico-laboratorial neste último caso, pelo fato de existir risco de  encefalopatia hepática.

Pela função renal e hepática reduzida, os pacientes idosos, devem se mostrar mais suscetíveis e demonstrar reações adversas, particularmente alterações do equilíbrio e da coordenação. Portanto, é recomendado ter bastante cautela e reduzir as doses de Gardenal nos pacientes idosos.

Como controlar a epilepsia?

A doença não possui cura, porém, pode ser controlada dos seguintes modos:

  • Ter uma boa noite de sono, dormir bem é um fator que ajuda muito não só para a epilepsia, mas como para todas as outras doenças;
  • Evitar ter estresse, pois é um dos maiores causadores da convulsão em quem possui a epilepsia;
  • Ingerir ômega 3 e manter uma dieta controlada.

E devido a isso, é que o Gardenal é o primeiro na lista de tratamentos de epilepsia.

Precisa de recita médica?

Pode ter certeza de que sim, para poder comprar o seu Gardenal é necessário que tenha em mão uma receita médica., pelo fato de que ele é um medicamento muito forte,e o seu uso sem necessidade pode acabar causando alguns graves problemas em seus pacientes. Sendo assim é por isso que é importante que venham a fazer uma consulta médica para que seja avaliado e apenas assim seja receitado com o seu uso.

gardenal receita

Ao chegar em uma farmácia e fazer o seu pedido será imediatamente pedido a receita, tanto não farmácia como também em sites, e ao não a ter em Mós não pode ser vendida. Assim como puderam ver acima, o seu uso pode acabar causando alguns efeitos colaterais, e ao usar sem prescrição ou dose certa, cada um desses efeitos pode acabar sendo ainda mais grave e mais perigoso.

Onde comprar

O lugar mais confiável e tradicional para comprar o seu Gardenal certamente são as farmácias, até porque a garantia de seus resultados é bem mais garantido. Ao fazer a sua compra com pessoas que não conhece, ou até mesmo em sites clandestinos os seus riscos são muito maores, pois as chances de comprar um produto falsificado é muito maior, e certamente é muito mais perigoso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply