Gastrectomia – O que ela é, quando ela é usada. os tipos, como funciona e ela emagrece.

Existe um procedimento que tem como objetivo tratar de pessoas que sofram com problemas relacionados ao estômago, muitas vezes até mesmo removendo ele inteiro para poder salva-las, esse processo ou tratamento se chama gastrectomia.

É um processo que é raro de acontecer contudo ele existe, e é muito usado em pessoas que possuem sérios problemas relacionados ao estômago, problemas que por muitas vezes tendem a afetar parte dos estômago que deve ser retirada.

Sendo um tipo de tratamento que só é usado quando outros tratamentos não funcionam, não precisa ficar preocupado, pois esse tratamento é apenas usado de ultima hora, por conta disso você irá passar por muitos procedimentos até chegar nele.

gastrectomia

O tratamento é muito rigoroso e a pessoa que o fizer deve mudar completamente os seus hábitos do dia a dia, pois afinal ela irá perder uma parte do estômago, assim isso afeta e muito a alimentação que ela deve possuir, por conta disso ela deve mudar muito.

A pessoa deve mudar o estilo de vida para também não contrair outro problema que pode ser considerado grave, por causa disso acaba sendo um estilo de vida saudável, afinal a pessoa só tende a ganhar com esse novo estilo de vida que ela irá possuir.

O que é gastrectomia?

Como já havia dito logo acima a gastrectomia pé um procedimento ou tratamento que serve para ajudar pessoas que sofram de problemas muito graves relacionados ao estômago, afinal o nosso estômago pode ser alvo de diversos tipos de problemas e alguns graves.

A inflamação estomacal pode ser um desses sintomas que são considerados graves, isso porque se ela não for tratada com cuidado pode trazer facilmente um problema muito maior ao nosso órgão digestivo, por conta disso que o tratamento em questão existe.

Existem muitos casos onde ela é feita, por conta disso apenas deixe que o médico resolva o problema de seu estômago, não se assuste pois ele irá saber o que fazer no seu caso, receitando assim o melhor tratamento.

Quando é usada?

O tratamento em questão pode ser usado para alguns tipos de problemas relacionados ao estômago humano, quando nenhum outro tipo de tratamento funciona e o sintoma já está se agravando, assim ele é apenas usado em casos extremamente graves.

gastrectomia quando é usada?

Olhe abaixo e veja em quais ocasiões que o tratamento em questão é usado para que haja a devida cura do problema em questão:

  • Hemorragias estomacais constantes;
  • Inflamações estomacais excessivas;
  • Câncer estomacal;
  • Risco de vida por conta da obesidade;
  • Tumores no estômago;
  • Pólipos no estômago;
  • Úlceras graves no estômago.

Os tipos de gastrectomia

Muitas pessoas não sabem mas existem 3 tipos do tratamento em questão, e como já deve imaginar eles são usados em diferentes ocasiões e são recomendados por um médico profissional, então não precisa se preocupar.

Os conhecidos 3 tipos do tratamento em questão são usados conforme o estado do paciente, por conta disso somente o médico para escolher qual usar.

Olhe abaixo e veja quais são esses 3 tipos de gastrectomia:

  • Total:

Esse tipo de tratamento é usado quando o problema se agravou pelo estômago inteiro, assim a retirada dele todo é necessária para que a pessoa não venha a possuir problemas mais graves no resto do seu corpo.

gastrectomia tipos

Geralmente isso ocorre com cânceres que acontecem na pessoa e não são tratados do modo que devia, assim eles acabam se agravando e assim pegando o estômago inteiro.

  • Parcial:

Como deve imaginar pelo nome, quando a pessoa irá sofrer o tratamento chamado de parcial o estômago sofre com a perda de apenas uma de suas partes, geralmente é retirada a parte inferior do estômago nesse tipo de procedimento.

  • Manga:

Sendo o caso mais comum, esse é o tipo do tratamento em questão que é mais usado, pois ele tira a parte esquerda do estômago, e é usado principalmente para tratar da obesidade, além disso ele serve para tirar a vontade de comer excessiva da pessoa.

Como funciona?

Como é uma cirurgia muito séria o paciente que irá fazer ela passa por inúmeros exames até chegar a fazer de fato a cirurgia, pois assim os médicos iram fazer ela com total segurança.

Olhe abaixo e veja quais são esses exames:

  • Massa corporal avaliada;
  • Exame de sangue;
  • Funcionamento do organismo;
  • Histórico médico do paciente.

Quando tudo isso for aprovado e o médico de fato recomendar a cirurgia não se preocupe, pois são baixas as chances de ocorrer algo ruim durante ela.

Emagrece?

gastrectomia emagrece?

Sim esse tipo de tratamento ajuda muito a pessoa a perder peso, por conta disso muitas pessoas que fazem o tratamento acabam possuindo um peso em cima da média, isso ocorre por conta de um estômago menor, assim é menor alimento a ser digerido.

Contudo é uma cirurgia perigosa e só pode ser recomendada por um médico em casos graves, se você planeja emagrecer é melhor que tente emagrecer de um jeito mais saudável, pois assim irá fazer melhor a sua saúde.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (964 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Leave a Reply