Glutamina – O que é, para que serve e benefícios

Atualmente, cada vez mais indivíduos querem estar em forma e ganhar massa muscular, e por conta desse aumento, os diferentes tipos de suplementos aumentaram muito também, assim como a Glutamina. Os mais vendidos hoje em dia são o Whey Protein e o BCAA, porém, existe um outro tipo de suplemento que vem ganhando fama, chamado de Glutamina.

A glutamina é um aminoácido não-essencial, diferente do BCAA. Ele pode ser produzido pelo nosso organismo e tem como principais funções causar a sensação de bem estar, além de participar da síntese de algumas proteínas.

glutamina dois

Esse tipo de glutamina pode ser encontrado na formula em pó ou em cápsulas, e é utilizado principalmente por pessoas que querem a hipertrofia.

O que é?

glutamina quatroA glutamina é um suplemento alimentar, composto por aminoácidos não-essenciais, produzidos pelo nosso organismo e que, por conta disso, são essenciais para o bom funcionamento do mesmo.

Mesmo não sendo considerada um aminoácido essencial, ela realiza varias funções vitais para que assim, o organismo funcione bem.

Por ser uma das grandes responsáveis na síntese das proteínas, ela auxilia muito no transporte de nitrogênio pelos músculos, o que faz com que ocorra ganho de massa magra.

glutamina cinco

glutamina tres

Ela é sintetizada no ácido glutâmico, isoleucina e valina, e é considerado um dos aminoácidos mais abundantes do organismo, sendo que cerca de 60% dos músculos são formados em torno dela, alem de ainda ser encontrada em grande quantidade em diversos órgãos.

Para que serve?

Além de ser uma peça fundamental na síntese de proteínas, ela é muito importante no transporte de amônia e nitrogênio na corrente sanguínea.

glutamina sete

Para os atletas, a sua vantagem está principalmente por ela evitar possíveis ocorrências de catabolismo, que é uma situação metabólica que tem como principal resultado a perda de massa magra e a diminuição do desempenho do atleta durante a atividade física.

Comprovado
Isso ocorre porque o catabolismo consiste no organismo utilizando suas reservas para repor energia.

Por conta da glutamina agir fazendo com que o nosso metabolismo funcione bem, as crises de fadiga (falta de ar), que normalmente ocorrem após treinos pesados, acontecem com menor freqüência.

Benefícios

Além de auxiliar no crescimento dos músculos e regular o metabolismo, onde muitas pessoas acabam não conhecendo os seus benefícios, pois elas se focam apenas no ganho de massa, mas este não é o único, pois ele pode vir a oferecer muitos outros resultados para as pessoas que vem a fazer o seu uso. Outros benefícios da glutamina são:

  • melhoras de humor;
  • eficiência na função mental do individuo, justamente por favorecer a síntese de um neurotransmissor chamado GABA;
  • ajuda na eliminação de amônia;
  • diminui os acontecimentos de catabolismo;
  • pode ajudar na melhora do funcionamento do intestino, o que acaba contribuindo para uma melhora na absorção de nutrientes;
  • o acontecimento de doenças degenerativas diminui muito;
  • auxilia na memória do indivíduo;
  • regulação da síntese de proteínas.

Caso queira ter acesso a estes benefícios é indicado que venha a fazer o seu uso de maneira correta, assim como é prescrito em sua bula. Até porque deve ser usado de maneira correta, pois o seu uso de forma incorreta pode causar alguns problemas. Então não perca mais o seu tempo e faça o seu uso agora mesmo para que também possa ser mais um de seus beneficiados.

Como tomar Glutamina?

Importante!
Não deve passar de uma dose por dia além de não passar de 20 gramas do suplemento, e ela deve ser ingerida principalmente por pessoas que fazem exercícios físicos diariamente.

glutamina nove

glutamina dez

Existem diversas maneiras de tomar o glutamina, que pode ser encontrado tanto em cápsulas quanto em pó, basta você praticar a maneira que acha mais eficiente para o seu caso.

  • tomar logo que acorda: tomar o suplemento de jejum, pode ajudar no transporte de glicogênio.
  • tomar antes de treinar: caso opte por tomar o glutamina no pré-treino, é importante lembrar que o correto é tomar no mínino 30 minutos antes de praticar a atividade física.
  • tomar depois de treinar: consumir o glutamina imediatamente após praticar atividades físicas, ajuda principalmente na recuperação dos músculos, evitando assim aquela dor muscular normal após treinos puxados.
  • tomar na última refeição: caso resolve ingerir na ultima refeição do dia, poderá ajudar na produção do hormônio do crescimento.

Preço e onde comprar

Você pode encontrar esse glutamina em lojas de suplementos ou em lojas de produtos naturais. Também existe venda online, porém, o mais recomendado é comprar em locais físicos. Mas o mais comum é fazer as suas compras por casas de suplementos, até porque podem encontrar muito mais opções de suplementos para que possam comprar.

glutamina onze

O preço varia muito, existe de 38 a 290 reais, por isso, é importante pesquisar bem antes do investimento. Pesquise em mais de um lugar para que não venha a pagar um valor muito alto por eles, até porque a diferença é muito grande, fazendo com que pague o dobro do preço que encontraria em outro lugar, e geralmente nas farmácias os seus valores costumam ser mais caros.

Qual a melhor marca?

Existem diversas marcas que vendem esse tipo de glutamina, fazendo com que dessa forma acabe sendo um pouco difícil dizer exatamente qual é a melhor. Porém existem algumas que são as mais vendidas, e separamos as melhores com base nelas. As mais consumidas e que possuem mais elogios pelos consumidores são:

  1. Universal;
  2. Probiótica;
  3. Optimum.

Elas são as que mais vem sendo procuradas no mercado de suplementos, são sempre as primeiras escolhas dos atletas que estão em busca de Glutamina, sendo sempre as que melhor apresentam os seus resultados.

Faz mal?

glutamina não seiCaso o glutamina seja tomado de forma responsável , ou seja, não havendo superdoses e nem sendo consumido por um tempo excessivo, além de ser recomendado um acompanhamento de um médico profissional (nutricionista).

Não existem estudos que indiquem algum efeito colateral do uso de glutamina. Porém, em casos do uso irresponsável, pode acarretar alguns problemas como tudo que é em excesso, são eles:

  • transporte comprometido dos aminoácidos nos tecidos;
  • redução da absorção de nutrientes principalmente nos rins e intestino.

Mas é claro que se o seu uso for feito de maneira correta não terá nenhum problema, porque alguns atletas acabam pensando que quanto mais usarem, melhor será pó seu resultado, mas não é bem assim. Pois caso façam o seu us de forma excessiva pode ser que venham a ter alguns probleminhas, até porque tudo que é consumido em excesso pode fazer muito mal para seu corpo e para sua saúde.

Engorda ou emagrece?

Atenção!
Em relação a engordar, não existem estudos que comprovem isso, pois como na maioria dos suplementos, glutamina não possui a adição de carboidratos, e muitas poucas calorias. O que pode ocorrer é o aumento da massa magra, que pode resultar no aumento de pés.

glutamina funcina

Porém, o mais comum de acontecer é o emagrecimento, já que na grande maioria das vezes esse suplemento é consumido por atletas, que praticam atividade física regularmente, auxiliando assim na queima de gordura.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (548 votes, average: 4,40 out of 5)
Loading...

Leave a Reply