Hemograma Mompleto – O que é, como é feito, para que serve, detecta gravidez, cuidados e valores de referência.

Todo mundo já passou por um exame de sangue e a maior parte das pessoas sabem como ele é feito e para que ele serve, de fato o exame de sangue pode ajudar os médicos a descobrirem diversos tipos de doenças, por conta disso que existe o hemograma completo.

Esse exame em questão é como os outros exame de sangue, contudo ele só tem uma característica que o diferencia dos outros exames de sangue que são feitos no hospital, esse seu diferencial é por conta que ele pode saber a saúde total do paciente, ou seja, geral.

hemograma completo

Por conta disso que ele dificilmente é feito e muito menos procurado.

O que é o hemograma completo?

Como eu já havia dito antes esse exame diferente dos outros é como diz o nome mais completo, podendo assim descobrir diversos tipos de problemas que podemos encontrar em nosso corpo, contudo ele é raro de ser usado devido a sua necessidade.

Muitas vezes os médicos os utilizam para descobrir se a pessoa possuí algum tipo de anemia, ou alguma doença relacionada a ela, pois nesse exame os médicos verificam os glóbulos das pessoas, assim os medindo para conferir o problema.

Dessa forma eles podem saber qual a doença que o paciente possuí.

Como é feito?

hemograma completo como é feito?

A forma que é feito não tem diferença nenhuma da forma que é feito um exame de sangue normal, por conta disso não existe segredo de como o hemograma completo é feito, um médio ou até mesmo um enfermeiro vem e faz os preparativos para furar a veia.

Logo após isso o sangue é retirado e enviado a um laboratório onde ocorreram as pesquisas e a analise dos glóbulos vermelhos presentes no sangue, dessa forma os médicos podem diagnosticar o problema fazendo assim que o tratamento comece de forma imediata.

Para que serve o hemograma completo?

Como já foi dito anteriormente esse exame serve para capitar doenças presente no organismo humano como todos os outros exames de sangue, contudo esse vai um pouco além, pois ele faz uma analise geral do sangue assim ele pode descobrir qualquer doença.

Diferente dos demais exames de sangue que apenas possuem a capacidade de conseguir descobrir uma certa doenças ou até mesmo algumas doenças, o que se torna obsoleto quando esses simples exames são comparados com o exame em questão que é muito mais complexo.

Por conta de todo esse potencial ele demora um certo tempo, pois não é fácil analisar os glóbulos vermelhos.

Detecta gravidez?

hemograma completo detecta gravidez

Sim, pois quando a mulher esta gravida existem muitos hormônios que são transportados pela corrente sanguínea, por conta disso o exame em questão consegue detectar se a mulher esta gravida ou não, contudo existem outros meios mais simples de se fazer isso.

Se caso a mulher já esteja gravida e queria fazer o exame para detectar algum tipo de problema existente na sau saúde a recomendação é que não o faça, pois os diversos hormônios presentes no sangue devido a gravidez podem alterar o resultado correto do exame.

Cuidados

Esse exame é um pouco complexo, mas quando se trata dos seus preparos ou até mesmo cuidados ele não tende a ser muito severo, pois a pessoa pode fazer muitas coisas antes de fazer esse tipo de exame, por conta disso não precisa ficar preocupado.

Pois o exame não exige nada muito difícil de se fazer antes que ele ocorra de certa forma pode fazer as suas atividades do cotidiano com poucas exceções, contudo são exceções bem fácil de ser compridas.

Olhe abaixo e saberá quais são essas pequenas exceções que esse exame exige da pessoa que o for fazer.

Tem que ficar de jejum?

Não, quanto ao jejum não se preocupe, pois a pessoa pode comer o que quiser a vontade antes que ela faça o exame, a unica coisa que os médicos exigem é que a pessoa não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica dentro de  dias antes do exame, ou seja, 48 horas.

hemograma completo tem que ficar em jejum?

Um coisa que a pessoa que irá fazer o hemograma completo deve seguir também é não fazer execícios dentro dessas 48 horas antes do exame, pois tudo isso pode fazer com que os resultados sejam alterados no final, por conta disso é muito importante que siga essa regra.

Gravidas podem fazer?

Como eu já havia dito antes, não há nada que impeça contudo os médicos não recomendam pois por conta dos hormônios presentes no sangue o resultando tem grandes chances de sair incorreto.

Valores de referência

Existem os resultados que o exame em questão dá quando ele é feito, contudo apenas um profissional qualificado pode entender os resultados, por conta disso que eles são feitos por apenas pessoas que entendem do assunto.

Olhe abaixo e veja quais são os valores de referência que esse exame traz:

hemograma completo valores de referência

  • RDW;
  • Contagem de Hemácias;
  • Hematócrito;
  • MPV;
  • HGM;
  • Contagem de Plaquetas;
  • VGM.

Estes são os valores que o exame traz aos médicos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply