Hipertireoidismo – o que é, causas, sintomas, tratamento e como prevenir.

Esse problema que é chamado de hipertireoidismo não tende a ser um problema muito comum, contudo mesmo ele não sendo um problema muito comum entre a população devemos conhece-lo para que assim possamos preveni-lo ou até mesmo se caso ele ocorrer trata-lo.

Também podendo ser chamado de hipertiroidismo ele problema como já deve ter sacado pelo nome afeta a nossa tireoide, a tireoide é uma pequena glândula que possuímos em nosso corpo, e essa glândula chamada de tireoide se localiza em nosso pescoço.

hipertireoidismo

Quando ocorre de uma pessoa possuir o problema em questão acontece que a nossa tireoide não esta funcionando corretamente, mas afinal qual e a função dela? A tireoide produz dois tipos de hormônios, um que é chamado de tiroxina ou T4 e também o triiodotironina ou T3.

Assim se ela fica danificada ela começa a produzir esses dois tipos de hormônios em excesso assim provocando uma tremenda alteração em nosso organismo, e isso é muito ruim pois, algumas funcionalidades podem ocorrer incorretamente e assim originar uma doença.

O que é?

o que é?

A tireoide que produz esses dois hormônios tem a função de distribui-los para o corpo todo, e é isso que ela faz, com o auxilio de outra glândula que é encontrada no cérebro a hipófise, os dois hormônios tanto o T3 como também o T4 são levados em direção a todas as partes do corpo.

Elas auxiliam a nossa função chamada de metabolismo que assim como todas as outra funções do corpo deve ser sempre executada da maneira correta, essa ajuda que os dois hormônios fazem ao metabolismo se consiste em regular ele para assim funcionar da maneira correta.

Sendo uma doença que pode atingir até os gatos ela podem atingir tanto o homem quanto a mulher, contudo ela ainda é mais comum em mulheres, mulheres que geralmente tenham 20 anos entre 40 anos, então elas devem tomar um certo cuidado a mais.

Quando se trata de gatos a doença atinge geralmente gatos com mais de 10 anos de idade, e não tende a ser tão grave quanto em pessoas, mas mesmo assim merece a mesma atenção que ambos, pois cuidar da saúde dos outros é tão essencial do que cuidar da própria saúde.

Causas do hipertireoidismo

causas

Existem muitos problemas que ocorrem em nosso corpo por conta do nosso próprio sistema imunológico, contudo ele não é algo que se revolta contra o organismo, isso é causado por conta que ele confunde as células boas das ruins assim atacando ambas.

Com esse problema não é diferente, ele ataca a nossa glândula e causa o problema em questão, esse ataque é devido a alguma doença que faz com que o nosso sistema imunológico se confunda e não faça o que deveria fazer assim atacando o nosso próprio corpo.

A doença que faz com que o nosso sistema imunológico fique alterado é uma doença rara chamada de doença de graves, assim o ataque que o sistema imunológico faz, estimula a nossa tireoide a fazer mais hormônios e assim gerar o hipertireoidismo.

Contudo essa e a sua principal causa, e geralmente ocorre com as pessoas que possuem familiares que já tiverem da doença, o problema em questão é uma doença crônica que também é considerada uma doença que tem como causa a hereditariedade.

Sintomas

Os problemas que ela pode causar em nosso corpo, os chamados sintomas podem ser fracos ou graves, por conta disso é sempre bom procurar um profissional para tratar do problema o quanto antes.

Olhe abaixo e veja quais são os sintomas da doença em questão:

  • Aumento do apetite;
  • Ansiedade;
  • Exoftalmia;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Cabelos quebradiços;
  • Diarreia;
  • Dificuldade para dormir;
  • Irritabilidade;
  • Inquietação;
  • Infertilidade;
  • Problemas nos olhos;
  • Pele fria e úmida;
  • Sensação de calor;
  • Taquicardia.

Tratamento do hipertireoidismo

O médico pode receitar diversos tipos de tratamentos, logo da a entender que isso vária da situação do paciente e também da situação da doença, por isso independente da situação você deve seguir o tratamento da forma que o médico receitar para que assim possa ter um recuperação saudável.

tratamentos

O mais usado é com o uso de medicamento que são chamados de medicamentos antitireoidiano que são medicamento que servem para tratar da tireoide e desse problema em especifico que ocorre com ela que é o problema em questão.

Olhe abaixo e veja quais são os remédios que mais são tomados no tratamento do hipertireoidismo:

  • Propiltiouracila;
  • Metimazol.

Contudo existem os casos que são considerados mais graves onde a pessoa deve passar por uma cirurgia para que ela possa ser tratada.

Como prevenir?

Como a doença geralmente é causada por conta da hereditariedade as pessoas não sabem ao certo qual a forma de se prevenir dela, a melhor coisa para fazer é se possuir histórico na família sempre ir ao médico uma vez ao ano para saber se possuí o problema.

Pois quanto mais cedo for descoberto melhor a forma de trata-lo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (173 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Leave a Reply