Meningite Bacteriana – O que é, sintomas e tratamentos eficazes

A meningite bacteriana é uma doença que vem trazendo infortúnios à vida do homem há alguns milênios. Desde a da Grécia antiga, com sua catalogação por Hipócrates, passando pelos renascentistas, até chegar a Sir Robert Whytt, o primeiro a documenta-la clinicamente em meios muito próximos aos modernos.

meningite bacteriana cabeca

Apesar de documentada tardiamente para padrões médicos, as epidemias de meningite são comuns ao se analisar a história da epidemiologia humana. Sua primeira grande epidemia documentada com precisão data de 1805, em Genebra. Contudo historiadores constatam possíveis epidemia de meningite desde a Grécia antiga.

meningite bacteriana cerebroFelizmente a meningite, mesmo sendo uma doença grave, é pouco contagiosa, dependo de condições ambientais e que envolvem grande contato, como situações de calamidade pública, nas quais muitas pessoas tem de ficar em espaços apertados com desconhecidos.

Ainda hoje, a meningite vitima mais de 10000 pessoas por ano ao redor do mundo e pelo menos 200000 casos da doença são registrados, tendo como seu principal expoente pais da África subsaariana, registrando até 80 vezes mais casos que nos países desenvolvidos.

A meningite é uma doença seria e que pode ser fatal em muitos casos, se os sintomas aqui apresentados se encaixarem de qualquer forma com os manifestados por você ou algum membro de sua família é importante buscar um médico com urgência, pois alguns tipos de meningite podem matar em até 24 horas se não tratados corretamente.

O que é a meningite bacteriana?

A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges, tecido localizado no interior do crânio e do topo da medula óssea, responsável por envolver o cérebro. Essa doença pode ter vetores virais e bacterianos, podendo variar também de intensidade, formas de contagio e formas de tratamento.

meningite bacteriana febre

meningite bacteriana dores

Ademais, a meningite tem como principais causar a infecção por micro organismos estranhos e pode colocar em risco importantes órgãos do sistema nervoso central, causando danos permanentes à cognição e coordenação motora.

Tipo de meningite

A meningite se divide em 3 principais grupos, sendo eles:

Meningite viral

Caracteriza-se como o tipo mais fraco da doença. Pode ser facilmente confundida com uma gripe comum pois se manifesta com os mesmo sintomas.

Previna-se agora!
A meningite viral tem seu ápice de infectos com idade dos 15 aos 30 anos, atingindo bem menos pessoas de outras faixas etárias. A meningite viral mostra-se mais fraca pois a resposta imune contra vírus é mais efetiva nesse caso.

Meningite bacteriana

Mostra-se como uma forma mais grave de meningite. Depende de um diagnóstico rápido e de um inicio de tratamento eficaz. Este tipo pode levar a morte ou causas graves sequelas, tais como surdez e cegueira.

A meningite bacteriana é causada pela entrada de bactérias através das vias respiratórias e chega ás meninges, causando os sintomas mais conhecidos da meningite.

Meningite meningocócica

meningite bacteriana pernaÉ o tipo mais grave e letal da doença, podendo matar em até 24 horas após a manifestação dos sintomas. O cuidado é especialmente para crianças de menos de 2 anos, pois o maior índice de mortes está nesse grupo.

A meningite também pode ter como causa a instalação de fungos nas meninges, gerando a chamada meningite fungica.

Outro fator causador de meningites, porém esse não contagioso, é o espalhamento de algum câncer na região da medula ou cérebro, causando sintomas parecidos com os da meningite tradicional.

Sintomas

Meningite viral

Como dito anteriormente, é a de mais fácil tratamento e menos agressiva ao corpo, causando sintomas parecidos com os de uma gripe ou resfriado comum, sendo eles:

  • Febre leve;
  • Dores no corpo;
  • Mal estar.

Meningite bacteriana

Deve-se atentar a esse tipo, pois é de letalidade elevada. Manifesta os sintomas:

  • Febre alta;
  • Dores de cabeça fortes e enxaqueca;
  • Náuseas e enjoo fortes, levando a vômitos;
  • Tontura;
  • Confusão mental elevada e possível letargia;
  • Grandes dificuldades de mover o pescoço;
  • Dificuldade de encostar o queixo no peito;
  • Falta de apetite;
  • Sensibilidade à luz.

Meningite meningocócica

Os sintomas são basicamente os mesmos que os da meningite bacteriana, porém podem surgir manchas vermelha pelo corpo.

Consequências

A meningite é uma doença grave e pode trazer consequências muito ruins para a vida de qualquer um. Além do fato de poder causar a morte em alguns casos a doença também pode deixar sequelas como cegueira, surdez e paralisia permanente.

Tratamento

O tratamento deve ser feito com o uso de corticoides e antibióticos de amplo espectro. A parte mais importante do tratamento é o atendimento inicial no caso da meningite, uma vez que como pode ser letal nas primeiras 24 horas o pior prognostico registrado provem de uma lentidão no atendimento.

Prevenção

Hoje são feitas, por todo o brasil, campanhas de vacinação contra a meningite e a vacina é aplicada gratuitamente.

meningite bacteriana vacina

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (452 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Leave a Reply