A meningite bacteriana é uma doença que vem trazendo infortúnios à vida do homem há alguns milênios. Desde a da Grécia antiga, com sua catalogação por Hipócrates, passando pelos renascentistas, até chegar a Sir Robert Whytt, o primeiro a documenta-la clinicamente em meios muito próximos aos modernos.
Apesar de documentada tardiamente para padrões médicos, as epidemias de meningite são comuns ao se analisar a história da epidemiologia humana. Sua primeira grande epidemia documentada com precisão data de 1805, em Genebra. Contudo historiadores constatam possíveis epidemia de meningite desde a Grécia antiga.
Felizmente a meningite, mesmo sendo uma doença grave, é pouco contagiosa, dependo de condições ambientais e que envolvem grande contato, como situações de calamidade pública, nas quais muitas pessoas tem de ficar em espaços apertados com desconhecidos.
Ainda hoje, a meningite vitima mais de 10000 pessoas por ano ao redor do mundo e pelo menos 200000 casos da doença são registrados, tendo como seu principal expoente pais da África subsaariana, registrando até 80 vezes mais casos que nos países desenvolvidos.
A meningite é uma doença seria e que pode ser fatal em muitos casos, se os sintomas aqui apresentados se encaixarem de qualquer forma com os manifestados por você ou algum membro de sua família é importante buscar um médico com urgência, pois alguns tipos de meningite podem matar em até 24 horas se não tratados corretamente.
O que é a meningite bacteriana?
A meningite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das meninges, tecido localizado no interior do crânio e do topo da medula óssea, responsável por envolver o cérebro. Essa doença pode ter vetores virais e bacterianos, podendo variar também de intensidade, formas de contagio e formas de tratamento.
Ademais, a meningite tem como principais causar a infecção por micro organismos estranhos e pode colocar em risco importantes órgãos do sistema nervoso central, causando danos permanentes à cognição e coordenação motora.
Tipo de meningite
A meningite se divide em 3 principais grupos, sendo eles:
Meningite viral
Caracteriza-se como o tipo mais fraco da doença. Pode ser facilmente confundida com uma gripe comum pois se manifesta com os mesmo sintomas.
Meningite bacteriana
Mostra-se como uma forma mais grave de meningite. Depende de um diagnóstico rápido e de um inicio de tratamento eficaz. Este tipo pode levar a morte ou causas graves sequelas, tais como surdez e cegueira.
A meningite bacteriana é causada pela entrada de bactérias através das vias respiratórias e chega ás meninges, causando os sintomas mais conhecidos da meningite.
Meningite meningocócica
É o tipo mais grave e letal da doença, podendo matar em até 24 horas após a manifestação dos sintomas. O cuidado é especialmente para crianças de menos de 2 anos, pois o maior índice de mortes está nesse grupo.
A meningite também pode ter como causa a instalação de fungos nas meninges, gerando a chamada meningite fungica.
Sintomas
Meningite viral
Como dito anteriormente, é a de mais fácil tratamento e menos agressiva ao corpo, causando sintomas parecidos com os de uma gripe ou resfriado comum, sendo eles:
- Febre leve;
- Dores no corpo;
- Mal estar.
Meningite bacteriana
Deve-se atentar a esse tipo, pois é de letalidade elevada. Manifesta os sintomas:
- Febre alta;
- Dores de cabeça fortes e enxaqueca;
- Náuseas e enjoo fortes, levando a vômitos;
- Tontura;
- Confusão mental elevada e possível letargia;
- Grandes dificuldades de mover o pescoço;
- Dificuldade de encostar o queixo no peito;
- Falta de apetite;
- Sensibilidade à luz.
Meningite meningocócica
Os sintomas são basicamente os mesmos que os da meningite bacteriana, porém podem surgir manchas vermelha pelo corpo.
Consequências
Tratamento
O tratamento deve ser feito com o uso de corticoides e antibióticos de amplo espectro. A parte mais importante do tratamento é o atendimento inicial no caso da meningite, uma vez que como pode ser letal nas primeiras 24 horas o pior prognostico registrado provem de uma lentidão no atendimento.
Prevenção
Hoje são feitas, por todo o brasil, campanhas de vacinação contra a meningite e a vacina é aplicada gratuitamente.