Menstruação Atrasada – Causas, remédios e chás

A menstruação atrasada pode ocorrer por diversos motivos, descontrole emocional, estresse, consumo excessivo de bebida alcoólica e de cafeína e sinal de gravidez, esses motivos influenciam na menstruação, podendo causar grandes incerteza na mulher pelo seu motivo, levantando varias duvidas e também hipótese.

menstruacao atrasada um

Mas é importante ressaltar que é sempre uma ótima opção conversar com um médico sobre o assunto, assim você poderá reunir o máximo de informação sobre a situação, e ele poderá avaliar o seu caso, oferecendo ajuda e certos tipos de tratamento que são fundamental neste processo para descobrir porque a sua menstruação está atrasada.

Muitas mulheres podem ter vergonha de procurar um medico, vale lembrar que ele é um profissional estudado e da área, capacitado em resolver este tipo de situação como o caso do ginecologista.

Não se assuste!

menstruacao atrasada preocupadaÉ comum ter a menstruação atrasada, de vez em quando! Principalmente na adolescência onde há maior produção de hormônios, é bom você se conhecer, pois a melhor pessoa que pode julgar se a sua menstruação, é você mesma que tem o conhecimento do seu corpo.

Na maior parte das vezes os atrasos variam de 1 a 5 dias, mas pode ocorrer casos do atraso durar de 1 a 2 meses, se isso acontecer, e não for caso de gravidez consulte um médico imediatamente, pois pode ter outros fatores e consequência que ocorre esta situação.

Faça o teste
Mas não se esqueça que se houve relação sexual dias antes, é sempre bom fazer teste de gravidez, encontrado em qualquer farmácia, com isso poderá tirar as duvidas recorrentes a gravidez, podendo ser ou não o motivo pelo qual a sua menstruação está atrasada. 

Possíveis causas da menstruação atrasada

Existem diversas causas que podem acarretar em menstruação atrasada na mulher. Se você fez mais de um teste de gravidez e todas as vezes ele deu negativo, preste atenção nessas causas abaixo e procure um profissional.

  • Atividade física exagerada;
  • Estresse acumulado;
  • Causas de distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia;
  • Falta de nutrientes, geralmente em dietas muito restritas;
  • A alteração nos ovários;
  • Doenças no hipotálamo e hipófise;

  • Uso de anticoncepcional por um tempo prolongado;
  • Coagulação do sangue diferente;
  • Problemas com condição crônica;
  • Algum uso de objeto intrauterino como por exemplo o DIU;
  • Tumores chamado de pólipos;
  • Tumores no tecido muscular chamados de tireoide.

Possíveis causas para quem já engravidou:

  • Cirurgia na região da pélvis feita recentemente ou curetagem;
  • Aborto;
  • Depois do parto, a mulher só volta a menstruar depois que termina a amamentação.

Menstruação atrasada, não sabe o que fazer?

menstruacao atrasada testeO exame de urina pode dar falso negativo se for feito nos primeiros dias, mas se o exame da farmácia de negativo, é bom sempre repetir depois de uma semana ou alguns dias, mas mesmo assim fique atenta com este tipo de situação, pois poderá estar gravida ou não, caso tenha duvidas e o teste continua dando errado, vai até uma posto e faça o exame de sangue.

Como você viu acima a menstruação atrasada pode aparecer por diversas causas, mas umas das principais é a auto – regulação ela aparece devido ao abandono do método de anticoncepcional.

Entenda como funciona
No ciclo menstrual regular, um dos ovários na maioria das vezes libera um óvulo a cada 28 dias, e se depois de duas semanas não acontecer a fertilização, a parede do útero descama e ocorre a menstruação.

A menstruação atrasada acontece quando o óvulo não liberam os óvulos suficiente, assim o útero não recebe o que deveria para ocorrer a menstruação atrasando este fato e colocando diversas duvidas nas mulheres. Varia de situação em situação, mas há casos que remédios ajudam o útero a funcionar como deveria começando assim a menstruação de fato.

menstruacao atrasada nervo

menstruacao atrasada dias

Se caso não estiver gravida mesmo, e acontecer de mais de 2 menstruações não acontecerem, procure o medico é possível que seja algo mais sério, como por exemplo:

Prolactina em excesso:

A prolactina é o hormônio que faz a mulher produzir leite, e quando uma mulher da de amamentar ela não menstrua, pode ocorrer casos onde mesmo não estando gravida a prolactina possa estar fazendo esse efeito, fique de olho se nos seus seios, sai um líquido esbranquiçado, para ter certeza basta fazer exame de sangue, isso pode ser tratado com medicação.


Problemas na tireoide:

É uma glândula controladora do metabolismo, se por acaso ele não estiver funcionando direito, ele pode influenciar na menstruação, fazendo assim ela atrasar, os sintomas da falta do funcionamento da tireoide é o cansaço, ganho de peso e falta de calor.

Remédios caseiros que podem te ajudar!

Chá de Agoniada

menstruacao atrasada agoniada

Além de ajudar no desconforto da TPM, ajuda no intestino e estomago, ela estimula os hormônios da menstruação, sendo assim regula o ciclo menstrual, acabando com a menstruação atrasada, desta forma será um método bem fácil e caseiro que tem um excelente funcionamento.

Ingredientes:

  • 5g de flores de Agoniana;
  • 500 ml de água.

Preparação:

Depois de ferver á água, coloque a Agoniana e deixe amornar, coar e depois disso beba 3 xícaras por dia, até a menstruação atrasada descer, com isso será bem mais eficiente neste processo trazendo grandes benefícios para a sua saúde, além de acabar com a duvida na cabeça de estar gravida ou não.


Chá de Boldo

menstruacao atrasada boldo

Use o Boldo-do-Chile, chamado de falso boldo, ele estimula o útero, ajudando a descer a menstruação atrasada, melhorando a função do seu organismo, dando mais disposição ao seu corpo podendo ajudar no seu sistema de ovulação.

Ingredientes:

  • 5 folhas do Boldo-do-Chile ou falso Boldo, como preferir;
  • 500 ml de água.

Preparação:

Adicionar 5 folhas de Boldo-do-Chile depois que a água já estiver fervendo, depois de amornar coar e beber 3 xícaras por dia até a menstruação atrasada descer, assim vai ter a certeza que o seu corpo está bem, podendo eliminar a duvida de estar ou não gravida, entre outras situação que pode ocorrer caso o atrasamento de sua menstruação.


Chá de Angélica

menstruacao atrasada angelica

Esse chá favorece a motilidade do útero, ele vai acelerar o procedimento de menstruação que ocorre em cada mulher, trazendo enormes benefícios para a suade tendo os seguintes ingredientes mais abaixo:

Ingredientes:

  • 10g de raiz de Angélica;
  • 500 ml de água.

Preparação:

Depois que a água já estiver fervida, adicione as 10g de raiz de Angélica espere amornar, coe e beba 3 vezes por dia até regular sua menstruação, sendo que este chá é uma excelente dica e pode te ajudar muito.


Chá de Cravo-da Índia

menstruacao atrasada cravo

Este chá estimula a contração dos músculos uterinos aumentando a velocidade do processo que o hétero da mulher leva para ocorrer a menstruação, tendo diversos fatores envolvidos.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Cravo-da-Índia;
  • 500 ml de água.

Preparação:

Colocar tudo em uma panela e deixar ferver por 5 min, depois coar e tomar morto, 3 vezes ao dia, até regular.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (785 votes, average: 4,60 out of 5)
Loading...

Leave a Reply