Microcefalia – O que é, causas, sintomas, fatores de risco, tratamento e como se prevenir.

É uma doença que se torna bem difícil de se prevenir já que a microcefalia tende a se desenvolver logo quando o feto está se formando, por conta de diversos tipos de fatores isso pode ocorrer, e é por conta desse fato que na gravidez a mulher deve tomar muito cuidado.

A doença em questão faz com que a criança nasça com a cabeça menor do que o normal, podendo ser pouco menor ou muito menor, isso varia conforme o caso, por conta disso o cérebro sofre muito com a diminuição do espaço e ele não funciona corretamente.

microcefalia

Dessa forma as crianças que nascem com a doença em questão possuí diversas desvantagens que as outras crianças, obtendo assim um difícil aprendizado, capacidade cognitiva deficiente e também outros problemas relacionados a anatomia.

Graças a isso essa criança que possuí esse problema necessita de um tratamento especial para que ela possa desenvolver o máximo possível, assim ela pode se relacionar com outras pessoas podendo assim ter uma vida social ativa.

O que é microcefalia?

Como eu já havia dito antes, é um doença que se desenvolve quando o bebe está no útero da mulher, e suas causas podem ser relativas, pois a criança pode muito bem nascer com o problema mesmo a mãe tendo possuído uma gravidez super saudável.

Por conta disso é muito difícil saber quando a criança vai nascer com esse problema, e existem muitos casos onde essa doença só é identificada depois de uma certa idade, quando a criança não consegue fazer as mesmas coisas que outra crianças fazem.

Essas coisas que fazem a pessoa identificar que a crianças esta com o problema geralmente tem a ver com a fala, pois as crianças que possuem a doença em questão possuem muitas dificuldades em se comunicar ou até mesmo dificuldades em se manter em equilíbrio.

Causas

microcefalia causas

As suas causas ainda tendem a ser muito confusas, pois qualquer criança pode nascer com a doença em questão, contudo existem alguns hábitos que fazem com que a criança tenha mais chance de nascer com o problema em questão.

Por conta disso mulher que está gravida deve ter muita responsabilidade, pois além de lidar com a saúde dela ela está lidando com a saúde de outra vida, de uma criança que ainda nem chegou ao mundo, então ela deve saber muito bem se cuidar.

Os hábitos que auxiliam no surgimento da doença em questão geralmente estão relacionados as drogas, pois o uso delas podem facilmente deixar o corpo da mulher deficiente assim não nutrindo o bebe normalmente, causando problemas nele.

Além disso problemas na circulação dos vasos sanguíneos que fazem o bebe se desenvolver dentro do útero podem fazer com que a criança venha adquirir essa doença, por conta disso que a mulher deve tentar se manter o mais saudável possível quando esta gravida.

Sintomas da microcefalia

É muito importante que os pais fiquem de olho nos comportamento da criança se caso eles desconfiarem que ela possua algum tipo de deficiência, pois existem muitos casos onde ele nasce com uma aparência normal e é difícil do médico identificar o problema.

Assim se os pais acabarem descobrindo por si próprios é importante que eles procurem um médico profissional ara que ele possa indicar um tratamento especializado com profissional para que eles possam ajudar a criança a se desenvolver o máximo possível.

Olhe abaixo e veja quais são os principais sintomas que surgem em uma criança que possuí microcefalia:

  • Desequilíbrio;
  • Dificuldade em se relacionar;
  • Dificuldade em falar;
  • Não conseguir andar;
  • Capacidade cognitiva baixa;
  • Síndrome de down.

Se os pais perceberem esses sintomas na criança eles devem procurar um médico para saber o que a criança possuí.

Fatores de risco

Em geral é muito raro da doença não ser descoberta já que só pela aparência da pessoa é bem fácil distinguir se a criança possuí ou não a doença, por conta disso os fatores de risco tendem a ser raríssimos.

microcefalia fatores de risco

Isso também ocorre por conta de que a criança pode sofrer muito com a doença pois ela não irá conseguir se comunicar com as outras pessoas e também não conseguira se movimentar.

Tratamento

O se tratamento é feito com profissional qualificados para que a criança consiga fazer algumas atividades que outras crianças fazem, como brincadeiras com bola, conseguir se relacionar e até mesmo em alguns casos conseguir até mesmo se movimentar.

Por conta disso o tratamento pode ajudar muito se caso a criança possuir  microcefalia.

Como prevenir?

É muito difícil de prevenir essa doença já que todas as mulheres correm risco de parir uma criança que possua esse problema, contudo existem coisas que ela pode fazer que podem ajudar a criança a não nascer com a doença.

microcefalia como prevenir?

Em geral a mulher deve se manter saudável para que a criança não venha a se desenvolver de maneira incorreta, outra coisa que pode ajudar é não usar drogas e também manter uma alimentação saudável junto de exercícios recomendados por profissionais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply