Osteoporose: O que é, causas e sintomas

Com o passar dos anos os nossos ossos do corpo começam a perder força seja isso por maneira natural ou por motivos de doenças, com a osteoporose, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo tanto homens como mulheres, sendo que uma grande frequência são nelas.

osteoporose

A faixa da osteoporose é respectivamente pela falta de cálcio nos ossos, geralmente ocorre por uma certa idade mais avançada, quando os nosso organismo está mais lento e com pouca produtividade de cálcio.

osteoporose ossos

Com ela, muitas pessoa podem ter fraturas no corpo, pois o osso que nos sustenta vai estar debilitado e desgastados, levando muitas pessoas a queda.

Um dos motivos de maiores mortes por idosos, as mulheres tem um número maior de caos geralmente começa a ocorre quando elas entram na menopausa, esse é um dos motivos relacionados a perda extremamente excessiva de massa óssea.

O que é Osteoporose?

o que é osteoporoseOsteoporose é uma doença de alta gravidade metabólica traz um número acelerado de perda óssea no corpo do paciente, isso vai diminuir a absorção dos minerais do osso como o componente principal dele que é o cálcio.

As mulheres vão ser uma das principais prejudicadas com a osteoporose, principalmente após a menopausa, tendo uma alta taxa de perda de massa óssea consideravelmente deixando com o corpo mais fragilizado.

A osteoporose tem uma alta relação nas causa de mortalidades nos idosos, pois se eles tiverem com os ossos frágeis pode ocorrer de quebrarem, ou ter uma queda o que seria muito prejudicial.

Os ossos mais afetados por essa doença são a coluna, quadris, e o fêmur, tendo a função de sustentar o nosso corpo, e sendo os principais fatores de mortes quando fraturados no mundo, nos casos de idosos.

osteoporose o que é

Uma característica bem marcante da doença é porque ela atinge as pessoas de forma silenciosa, muitas vezes descobrindo que tem osteoporose depois de uma fratura que ela vem a obter, por isso ela tem uma alta relevância chamando atenção dos médicos.

Causas

Existe bastante causas para seu o desenvolvimento, geralmente o nosso corpo temos células que é responsável por dar uma fortalecida juntamente com o crescimento e desenvolvimento dos ossos.

causas da osteoporose

osteoporose causas

Com o passar do tempo o corpo vai envelhecendo e diminuindo a velocidade de formação do tecido ósseo, com ele já mais debilitado uma outra célula chamada de osteoclastos vai destruir as células do nosso osso.

Um outro motivo muito encontrado nas causas da osteoporose e a má alimentação com a falta de cálcio no organismo, sendo que uma alimentação não balanceada que vai prejudicar muito o organismo em seu desenvolvimento com a baixa de nutrientes no organismo.

Sintomas

osteoporose sintomasExiste alguns sintomas a ser observados para estar descobrindo a osteoporose que é a perda de grandes quantidades de massa óssea provocando e facilitando as quantidades de fraturas em todo o mundo.

Um dos sintomas mais frequentes são as deformidades apresentadas no corpo físico da pessoa seguidas de muita dor crônica nos locais mais afetados, geralmente sendo a coluna fêmur e quadris.

A qualidade de vida vai diminuir muito, por motivos de dores ou podendo ter um alto índice de desenvolvimento de outros tipos de doenças no corpo como os casos de pneumonia, que é um alto risco principalmente na faixa idosas de pessoas.

sintomas da osteoporoseUm sinal que é fácil ser notado é o encolhimento, as pessoas começam a andar de maneira mais diferentes, geralmente com intenções de evitar as dores nas costas.

Chegando nos sintomas de maiores riscos como fraturas de vértebras, sendo algo muito comum por causa da doença, provocando tipos problemas gastrointestinais e principalmente respiratórios.

Fatores de risco

Com o desenvolvimento da doenças inúmeras pessoas tem um fator de risco maior para contrair a doença, como no caso das mulheres homens orientais que sofrem por problemas no fêmur tendo uma maior caso de histórico familiar da doença.

osteoporose fator de risco

Pessoas que já tiveram algum tipo de fratura, pois é bom ficar atento a essa relação. O uso excessivo de álcool e tabagismo tem um ata fator de chance. As pessoas que tem baixo peso corporal, baixa exposição solar seguidas de cálcio e atividades físicas, tem um risco maior para desenvolver a doença.

As mulheres que têm longos períodos menstruais entram no fatores de risco, juntamente após a menopausa, aumentando as chances de ter osteoporose.

Tratamento

O tratamento da doença osteoporose leva muito tempo, pois é muito difícil curar, mas pode trabalhar em cima disso e ter uma qualidade de vida melhor evitando fraturas e lesões, pois com o tratamento você vai diminuir a propagação da doença, controlando as dores crônicas e evitando fraturas.

 

Se trate agora memso
O seu tratamento vai se resumir devido a gravidade da doença, podendo ter que tomar inúmeros medicamentos, fortalecendo o cálcio do seu osso, estimulando o crescimento de massa óssea.

Como prevenir?

A prevenção da doença osteoporose começa com uma dieta balanceada, incluído bastante cálcio presente no leite e as vitaminas D. Pessoas que tomam muita quantidade de álcool e nos cigarros tem a tendência de obter esse tipo de doença com mais frequência.

osteoporose prevenção

como prevenir a osteoporose

Uma ótima prevenção da osteoporose seria as práticas esportivas regularmente. Procurar especialistas da saúde e fazer exames de densitometria óssea anuais a partir dos 50 anos de idade, sendo uma forma de prevenção pedindo até para passar medicamentos para ajudar na reposição hormonal prevenido de vez a osteoporose.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (288 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...

Leave a Reply