Paracetamol – O que é, como usar, funciona mesmo?

O tão conhecido paracetamol tem a função de exercer uma ação analgésica, agindo na diminuição da dor e na diminuição da febre. Uma de suas funções é diminuir a temperatura corporal de seus pacientes com febre.

O Paracetamol é um dos remédios que mais são indicados pelos médicos para que dessa maneira possam ter acesso a cada um dos seus importantes resultados, para que dessa maneira possa vir a fazer os seus tratamentos e dessa maneira conseguir acabar com todos os seus problemas de maneira muito simples  fácil.

paracetamol comprimido

Não podemos deixar de dizer também que Paracetamol vem sendo muito usado para tratamentos de muitas doenças e sintomas diferentes, assim como alguns deles é possível que possa conferir logo abaixo:

  • síndromes gripais e constipações;
  • tratamento de dores musculares;
  • tratamento de febres.

Até os dias de hoje ele vem sendo considerado como um dos melhores analgésicos de todo o país, sem contar também que é uma das melhores opções e mais indicados pelos médicos nos tratamentos de algumas dores, infecções e alergias.

Para que serve Paracetamol?

paracetamol dor

De forma mais resumida, o paracetamol é um tipo de medicamento na qual seu principal objetivo é servir como um analgésico, ou melhor dizendo, ele tem a função de diminuir a dor.

Este medicamento foi desenvolvido durante o século 19, que foi quando alguns cientistas o descreveram como um grande metabólico de acetanilida. Porém, no começo, toda essa descoberta foi totalmente ignorada por toda a comunidade médica, mas isto foi por apenas alguns anos depois, e que serve para:

  • Dor de cabeça;
  • Dor de dente;
  • Dor muscular;
  • Dor nas costas;
  • Dores associadas com as cólicas menstruais;
  • Dores que estão relacionadas com resfriados e gripes;
  • Dores que variam de leves a moderadas;
  • Dores relacionadas a artrites;
  • Febre.

De certa forma, o paracetamol não foi usado ou tido como um remédio até a década de 50, para ser mais exato até o ano de 1955 nos Estados Unidos. A partir deste momento todas as formas de fazer o seu uso vem sempre mudando, tanto que atualmente ele pode ser tomado de diversas maneiras diferentes:

  • pastilhas;
  • cápsulas;
  • comprimidos;
  • supositórios;
  • gotas de administração oral.

Vale muito a pena dizer, que independente de qualquer um deles venha a usar, seus resultados não são muito diferentes, tanto que na hora de comprar pode escolher qualquer um sem que tenha preocupação com este tipo de tratamento. Porém independente da forma com que você o consuma, os seus resultados serão sempre os mesmos.

Contraindicações

O paracetamol não possui muitas contra indicações, porém as pessoas que possuem alergia comprovada ao medicamento não devem usa-lo. E isto também vale para as pessoa que sofrem de doenças graves no fígado ou que possuem insuficiência renal grave. Para elas, os seus resultados podem vir a não acontecer, sem contar que podem trazer complicações para o feto.

paracetamol para gestantes

Pessoas que sofrem com a alcoolismo, ou que sofrem de desnutrição ou desidratação, antes de fazer o seu uso devem consultar um médico. Por outro lado, as gestantes ou lactantes estão livres para consumir este medicamento, mas devem seguir a dosagem sugerida.

Mas caso venham a ter algum tipo de problema ao virem a fazer o seu uso, é preciso que parem o seu udo imediatamente, e dessa maneira se consultem para saber o motivo pelo qual sofreram com esses problemas, e assim o seu médico irá descobrir o motivo pelo qual teve o seu problema, assim como também irá decidir se podem ou não continuar fazendo o seu uso.

Posologia

Geralmente este remédio é muito usado para poder combater certas dores físicas, porém foi confirmado que este medicamento com propriedades analgésicas pode também causar interferências na forma da pessoa de como lidar com as suas emoções, em especial as positivas.

Este estudo foi feito com aproximadamente 80 pessoas, na qual os seus resultados logo em seguida foram todos publicados no jornal Psychological Science.paracetamol posologia Para poder ser feita esta experiência, todos os voluntários precisaram ingeriram cerca de 1.000 miligramas de Tylenol. Que para quem não sabe, é o medicamento à base de paracetamol, já os outros apenas um placebo.

Algumas imagens foram mostradas pelos cientistas para alguns dos participantes, todas as imagens eram aleatórias, umas eram agradáveis, e as outras eram desagradáveis. Algumas delas mostravam imagens de crianças sorrindo felizes, e outras mostravam imagens de sangue.

Todos os voluntários tiveram de classificas as imagens, dizendo se elas eram positivas ou negativas, ecada uma delas em graus diferentes, isto foi feito antes e depois de uma hora de tomarem estes medicamentos com o objetivo de avaliar as emoções.

Muita atenção
As pessoas que usaram o Tylenol estavam todas menos propensas a classificar certas imagens como sendo elas muito desagradáveis, sem contar que também estavam menos propensos para poderem classificá-las como muito agradáveis. Algumas imagens neutras, como uma vaca no pasto que foram mostradas, segundo eles, foram todas classificadas de uma forma semelhantes por todos eles.

paracetamol bula

Mais estudos estudos serão feitos para poder ter uma análise se outros tipos de analgésicos diferentes como a aspirina, se possui o mesmo tipo de efeito do Tylenol em relação ao emocional de cada pessoa.

Especialistas de todos os lugares estão pretendendo se todos os fatores bioquímicos são capazes de controlar a forma como reage o ser humano a todos os acontecimentos, tanto bons quanto ruins.

Efeitos colaterais

O uso deste medicamento pode acabar provocando diversas reações em diferentes sistemas orgânicos, mas a mais perigosa reação é sem dúvidas a hepatotoxicidade. Que embora a sua reação possa ser extremamente rara, são muitos os relatos de problemas letais que se devem a alguns fenômenos que são provocados através do uso do Paracetamol.!

paracetamol colaterais

Uma das reações mais comuns que podem acabar ocorrendo é a hipersensibilidade, que são descritos em casos de erupções cutâneas, eritema pigmentar fixo, urticária, e choque anafilático. Outras reações que são muito raras são:

  • Anemia hemolítica;
  • Urticária;
  • Choque anafilático;
  • Broncoespasmo.

Mas é importante que saibam que esses não são todos os seus efeitos colaterais, mas apenas alguns deles, e que podem acabar sendo muito mais simples do que parecem, problemas fáceis de serem tratados. Outros efeitos, descritos como incidência rara, são:

  • Hepatite;
  • Icterícia;
  • Dificuldade ou dor ao urinar;
  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Perda do apetite.

Existem alguns casos que são mais raros, em que grande parte dos pacientes pode chegar a apresentar algum tipo de comprometimento metabólico, podem ocorrer casos de acidúria piro glutâmica.

Preço

O paracetamol pode ser comprado em qualquer farmácia ou drogaria, mas em cada estabelecimento o seu preço pode variar um pouco. Mas seu preço pode variar em torno de R$ 9,90 cada caixa do genérico contendo 20 comprimidos.

paracetamol preço

Sem contar que muitas vezes poderão ser compradas as caixas em promoção, podendo até mesmo comprar duas caixas pelo preço de uma… Não perca mais tempo e compre já o seu!

Onde comprar

Para que possa comprar o seu Paracetamol é possível que encontre ele em qualquer farmácia de sua cidade, ou também pode estar tentando conseguir a sua por uma farmácia de manipulação. Mas saibam que é um pouco complicado conseguir em farmácia de manipulação, mas em casos como este caso vá comprar nas farmácias pode ser encontrado por um preço bem baixo, assim como puderam ver logo acima.

Evite estar fazendo as suas compras em sites clandestinos, especialmente por conta de que muitos os que os vendem falsificam a sua fórmula para que possam vender por um preço mais baixo. caso venha a comprar estes produtos falsificados é possível que venha a ter alguns problemas em sua saúde em relação ao seu uso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (485 votes, average: 4,40 out of 5)
Loading...

Leave a Reply