Reumatismo – O que é, quais seus sintomas, osteoartrite, gota, artrite reumatoide.

Quando se trata de problemas relacionados ao nosso corpo, muitas palavras são usadas para que assim os médicos venham se comunicar com o paciente, então em diversas vezes quando não se conhece muito sobre medicina acaba não entendendo grande parte das palavras ditas, é o que acontece quando se trata da palavra reumatismo, que é muito usada quando se trata de problemas relacionados a musculatura e também a ossos e articulações.

Reumatismo no braço

Contudo essa palavra “reumatismo” já foi muito mais usada, contudo ainda existem casos onde as pessoas acabam usando essa palavra para descrever problemas que ocorrem com a nossa saúde, e por causa disso saber o que é reumatismo é ago importante.

O que é Reumatismo?

Os nossos músculos, ossos e também articulações podem sempre ser afetados por batidas lesões e etc, e isso ocorre até mesmo em atividades do dia a dia que muitas veze são feitas sem cuidado e pode ocasionar em uma batida que acabe lesionando gravemente o nosso corpo, muitas pessoas acreditam que isso é o reumatismo, contudo o reumatismo não é causado por trauma.

o que é reumatismo?

Dessa maneira a palavra em questão é usada quando e trata de problemas nas articulações, ossos e músculos que fazem com que eles venham a ficar com problemas graves, muitas vezes essas doenças são:

  • Osteoartrite;
  • Gota;
  • Atrite juvenil;
  • Esclerodermia;
  • Fibromialgia;
  • Polimiosite;
  • Púrpura de Henoch-Schönlein;
  • Artrite reumatoide.

Sintomas que surgem quando alguém possuí um reumatismo

São diversos os sintomas que acabam surgindo quando uma pessoa possuí uma doença desse tipo, por causa disso que saber quais são esses sintomas, para assim que eles surgirem conseguir procurar uma forma de tratar do problema acaba sendo essencial para preservar a saúde.

Por causa disso que as pessoas acabam se preocupando muito quando ocorre dores excessivas na musculatura ou até mesmo nos ossos ou articulações, e quase sempre essa dor é por causa de inflamações junto com a incapacidade de mover completamente o membro, sem falar do inchaço que pode ocorrer.

Osteoartrite

Sendo uma doença muito ruim para o nosso organismo, a osteoartrite acaba sendo uma doença muito ruim para o nosso corpo pois ela causa mal aos nossos ossos e também para as nossas articulações, ela muitas vezes acaba surgindo por causa do esforço físico em excesso que desgasta as articulações.

reumatismo osteoartrite

Essa doença acaba sendo muito comum em pessoas idosas pelo fator de possuírem ossos  articulações desgastadas, e por conta disso que sempre se preocupar em cuidar bem da saúde além de buscar se prevenir dessa doença acaba se tornando importante.

Gota

Muitas pessoas acabam confundindo muito a artrite com a gota, pois a gota é um tipo de artrite que se chama monoartrite, e essa confusão ocorre pelo fato de a artrite ocorre em todas as articulações do corpo, diferente da mono artrite(gota) que ocorre em uma unica articulação.

A gota acaba sendo muito ruim e causa sintomas como o inchaço e a incapacidade de conseguir mover o membro em grande escala, e por causa disso que ela acaba causando muitos problemas nas atividades que possuímos no dia a dia.

Artrite reumatoide

reumatismo artrite reumatoide

Quando se trata dessa doença, ela acaba sendo muito mais comum do que todas as outras, e por causa disso que sempre ter uma atenção amais com ela acaba sendo bom para que assim as pessoas consigam se prevenir, ou se já tiver, se tratar. Sinais e sintomas da artrite reumatoide podem incluir:

  • Inchaço nas articulações;
  • A rigidez articular é geralmente pior no período da manhã e após um período de inatividade;
  • Fadiga, febre e perda de peso.

Início de artrite reumatoide tende a afetar suas articulações menores primeiro, particularmente as articulações que ligam os dedos de suas mãos e de seus dedos para seus pés. À medida que a doença progride, os sintomas muitas vezes se espalhar para os punhos, joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem na mesma articulações em ambos os lados de seu corpo, e suas partes mais afetadas são:

  • Pele;
  • Olhos;
  • Pulmões;
  • Coração;
  • Rins;
  • As glândulas salivares;
  • Tecido nervoso;
  • De medula óssea;
  • Vasos sanguíneos.

A artrite reumatoide apresenta sinais e sintomas que podem variar em termos de gravidade e pode mesmo vir e ir. Os períodos de maior atividade da doença, chamado de foguetes, se alternam com períodos de relativa remissão quando o inchaço e a dor desaparecer ou desaparecer. Ao longo do tempo, a artrite reumatoide pode causar juntas de deformação e deslocamento fora do lugar.

Esse tipo de artrite acaba sendo capaz de causar diversos problemas relacionados as articulações do nosso corpo, podendo ocorrer principalmente nos pés, mãos e nos joelhos, por causa disso que tratar desse problema se torna algo essencial para conseguir não sofrer de deformidades que possam ocorrer com seu corpo.

Tratamento do reumatismo

Como vimos os reumatismo são diversos e acabam sendo muito ruins para o nosso corpo, e quando falamos dos tratamentos que são feitos, eles são vários e por causa de que são diferentes os problemas que surgem no organismo dependendo do reumatismo, dessa maneira se preocupar em conseguir saber a forma que o tratamento funciona em cada uma dessas doenças se torna necessário.

Porque cada uma delas é tratada de forma diferente, com medicamentos diferentes e muitas vezes utilizando até mesmo a fisioterapia para que assim a pessoa consiga desfrutar de um tratamento muito melhor.

Causas

A artrite reumatoide ocorre quando o sistema imunológico ataca a membrana sinovial, o forro de membranas que envolvem as articulações. A inflamação resultante aumenta a espessura da membrana sinovial, que pode, eventualmente, destruir a cartilagem e o osso dentro da articulação. Os tendões e ligamentos que sustentam a articulação junto enfraquecer e esticar. Gradualmente, a articulação perde a sua forma e alinhamento.

reumatismo no frio

Os médicos não sabem o que inicia este processo, apesar de um componente genético parece provável. Enquanto seus genes não realmente causar artrite reumatoide, podem torná-lo mais suscetível a fatores ambientais, tais como a infecção por certos vírus e bactérias que podem desencadear a doença.

Prevenção

Não se torna muito fácil conseguir se prevenir de problemas como estes, por conta disso que a melhor coisa que se deve fazer é sempre focar em conseguir melhorar o estilo de vida, ou seja, ter uma alimentação saudável, outra coisa que acaba ajudando e muito é a execução de exercícios que acaba deixando os músculos, ossos e também articulações muito mais resistentes.

reumatismo prevenção

Dessa maneira acaba sendo importante para a pessoa se preocupar em conseguir fazer essas coisas, pois assim elas conseguem ter mais chances de se prevenir dessas doenças que acabam sendo muito ruins para o nosso corpo.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (789 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Leave a Reply