Secnidazol – O que é, como funciona e efeitos colaterais

Secnidazol é um medicamento utilizado normalmente no tratamento de doenças no organismo causadas por parasitas ou vermes. Assim, é um remédio utilizado por diversas pessoas por conta de infecções causadas por vermes serem bem comuns.

secnidazol um

Ele mata qualquer tipo de verme, e é utilizado para tratar doenças como giardíase, amebíase e tricomoníase. É e encontrado na maioria das farmácias e você pode encontrá-lo com seus nomes comercias que são: secnidal, secnimax, decnazol etc.

Caso ocorra superdose de Secnidazol, ou seja, por algum motivo o indivíduo tomar mais do que o necessário do medicamento, é recomendado ir a uma consulta médica para que ele determine os cuidados a serem tomados.

Para que serve o Secnidazol?

Existem infecções onde esse medicamento atua diretamente no problema, ou seja, no verme e no parasita, alterando o DNA do mesmo. As infecções mais comuns tratadas por esse Secnidazol são:

  • Amebíase intestinal:

Doença causada pelo parasita Entamoeba histolytica, e se aloja no intestino e o seu parasita é mais encontrado em locais sem saneamento básico ou quando o mesmo é bem precário.

secnidazol dois

Normalmente é transmitida pelo contado ou ingestão de alimentos e água contaminados com o parasita, porém existem casos de contaminação por meio do ato sexual sem proteção.


  • Giardíase:

Cuide-se!
Doença causa pelo protozoário Giardia lamblia que tem sintomas muito parecidos com a amebíase mesmo sendo causadas por parasitas diferentes. Ela se aloja na maioria dos casos no intestino delgado, porém pode também se alojar no trato biliar.

Pode ser transmitida por alimentos ou pelo contato com a pessoa infectada, e seu parasita é encontrado principalmente em riachos, piscinas e lagos.


  • Amebíase hepática: 

É causada por um parasita chamado Entamoeba histolytica, que se aloja no fígado. É transmitida por meio do contato com alimentos contaminados ou com a matéria fecal contaminada. Acontece mais em locais com saneamento básico precário e em raríssimos casos leva a óbito.


  • Tricomoníase: 

É causada pelo parasita Trichomonas vaginalis e é transmitida pelo contato sexual. Normalmente atinge mulheres, porém acontece em homens também. É muito comum de acontecer e dura no máximo algumas semanas, o tratamento é feito com o antibiótico indicado pelo médico.

Como tomar Secnidazol?

As doses variam de acordo com o que o médico indicar, a idade e o tipo de parasita pelo qual o individuo foi contaminado.

Adultos:

secnidazol trocaSe caso a infecção for Tricomoníase, normalmente o médico manda o paciente tomar uma única dose de 2 mg. Como é uma doença sexualmente transmissível, o parceiro também deve tomar uma dose.

O tratamento da amebíase intestinal e giardíase normalmente são os mesmos, ou seja, tomar uma dose de 2g do Secnidazol. No caso da amebíase hepática, o tratamento dura mais tempo e não é somente uma dose por dia.

Atenção!
É recomendado 500 mg do Secnidazol, três vezes por dia durante no máximo uma semana.

Crianças:

secnidazol cincoEm crianças o tratamento normalmente é diferente do tratamento recomendado para adultos. O tratamento voltado para a amebíase intestinal e giardíase é feito em dose única, tomando 30 mg do Secnidazol por kg da criança.

Já na amebíase hepática é necessário cerca de 30 mg por kg peso corporal da criança diariamente, durante cerca de uma semana, assim como no caso do tratamento em adultos.

É recomendado sempre consultar um médico para que ele faça com que a infecção seja curada o mais rápido possível além de uma maneira mais segura. Além de durante o tratamento evitar tomar bebidas alcoólicas.

Efeitos colaterais

Em certos casos, pacientes relataram alguns efeitos desagradáveis durante o tratamento com esse medicamento. Esses efeitos podem acabar acontecendo caso seus usuários venham a ter algum tipo de alergia a algum de seus ingredientes, e isso é uma coisa muito comum de acontecer. Os mais comuns relatados são:

  • náuseas;
  • dores no estômago;
  • alterações no paladar, como por exemplo, sentir um gosto metálico;
  • febre.pioras na coordenação;
  • enjôos;
  • diminuição no número de células brancas no organismo que são responsáveis pelo combate a microorganismos por meio da produção de anticorpos;
  • inflamação na boca e língua;
  • e em alguns casos, erupção cutânea.

Procure um médico!
Caso durante o tratamento apareça algum desses sintomas, é recomendado retornar ao médico para que ele pare com o tratamento ou diminua as doses.

secnidazol sete

secnidazol oito

Caso haja mistura desse Secnidazol com medicamentos relacionados ao tratamento de alcoolismo, podem ocorrer efeitos colaterais, assim como se houver a ingestão de álcool durante o tratamento. Os efeitos mais comuns são:

  • sensação de calor;
  • confusão mental;
  • vômitos;
  • vermelhidão;
  • taquicardia.

Lembrem-se de que ao ver qualquer sintoma negativo em relação ao seu uso, é indicado que pare o seu uso, e assim vá até um hospital para que possa ser examinado e assim descobri qual o motivo por ter tido estes problemas. E depois de resolvido é o médico que vai decidir se pode ou não continuar fazendo o seu uso sem que venha a correr mais nenhum tipo de risco.

Contraindicações

Apesar de que ele apresenta muito resultados para os seus pacientes, antes de fazer o seu uso é indicado que venha a fazer alguns exames médicos, para assim saber se pode ou não fazer o seu uso, sem que corra o risco de ter problemas sérios. Existem pessoas que não são indicadas a utilizarem esse medicamento. Por exemplo:

  • pacientes que já tenham apresentado alergia ou sensibilidade a algum dos componentes existentes na fórmula do Secnidazol;
  • mulheres que suspeitem de gravidez ou grávidas que estejam entre o primeiro e o terceiro mês de gestação;
  • mulheres que estejam amamentando pois não existem estudos que comprovem que algum componente do medicamento não atinja o leite materno.

Caso você se encaixe em algum desses quadros, é recomendado comunicar o médico pra que ele recomende outro medicamento como uma alternativa. Mas em hipótese alguma, independente de qual seja o medicamento que neha a tomar, evite se auto-medicar, pois fazer o seu uso em excesso pode acabar sendo muito prejudicial.

Preço

Ao comprar o seu Secnidazol é necessário que venha a pesquisar muito bem um pouco mais em mais de uma farmácia antes de sair comprando no primeiro lugar que encontrar, para que assim possa ver onde pode encontrar mai barato, mas que não tem muita diferença em seus valores. O preço varia dependendo de quantos comprimidos vem na caixa.

  • caixa com 2 comprimidos com 100 mg cada: custa de 13 a 15 reais;
  • caixa com 4 comprimidos com 500 mg cada: custa aproximadamente 13 reais;
  • o Secnidazol na forma líquida: custa de 13 a 25 reias.

Valendo muito a pena lembrar também que é possível que possam entrar em seu site oficial, pois são muitas as chances de conseguir grandes ofertas e promoções, onde o seu preço pode chegar até mesmo a metade do preço, com mais de 40 por cento de desconto. Sendo assim não perca mais tempo e acesse o seu site para conseguir muito mais ofertas em todas as suas compras.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (798 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Leave a Reply