Sintomas de Colesterol Alto – Tipos de Colesterol, Causas e sintomas

Atualmente as pessoas têm cada vez menos tempo para se dedicarem a dietas e práticas esportivas. Com isso vem os problemas da obesidade e sedentarismo afetando a nossa saúde. Um dos problemas gerados pelos maus hábitos da modernidade são os sintomas de colesterol alto.

Ele tem se agravado a cada ano que passa, tendo uma alta consequência na saúde de milhões de pessoas de todo o mundo, atingindo todas as idades, sendo que um dos fatores de maiores contribuição do aparecimento do colesterol alto é por uma alimentação totalmente desregulada, e a falta de atividade física, isso acaba comprometendo muitos órgão do nosso corpo, principalmente o sistema cardiovascular.

sintomas de colesterol alto coracao

Tal problema gera grande preocupação tanto no meio da medicina como entre as autoridades de saúde do Brasil e do mundo. Medidas para combate aos males gerados pelos sintomas de colesterol alto, tais como:

  • Infartos;
  • avc (acidente vascular cerebral);
  • dificuldade no fluxo sanguíneo;
  • insuficiência cardíaca.

Entre outros… custam anualmente milhões aos cofres públicos, entretanto, o número de casos continua a aumentar sem um fim, por isso a conscientização das pessoas devido a está ação na saúde tem que ser aumentada, desta forma não vai ter o risco do agravamento, portanto é fundamental a conscientização dos riscos que ela causa em nossa saúde.

Em conformidade, as consequências para a vida de quem é alvo dos infortúnios trazidos pelos sintomas de colesterol alto são imensos, em muitos casos necessitando uma intervenção cirúrgica, acompanhamento especializado e remédios ao longo de anos.

Tipos de colesterol

Ao contrário do que se prega no inconsciente popular o colesterol não é exclusivamente um inimigo do nosso corpo. A ingestão de gorduras e as taxas de colesterol no sangue possuem importante papel na síntese de hormônios, em especial os esteroides como a testosterona.

Mas existe dois tipos de colesterol o bom e o ruim eles tende a ter varias função dentro do nosso organismo, beneficiando diversos órgão do nosso corpo, possibilitando diversas ação de seu funcionamento, melhorando as função do hormônio produzido e retirado.

sintomas de colesterol alto mal

sintomas de colesterol alto bom

Todavia é importante a classificação dos tipos de colesterol para um melhor entendimento sobre o assunto. O colesterol se divide em HDL ( Colesterol de alta densidade ou colesterol bom) e LDL (colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim).

Por que o HDL é um bom colesterol?

Sintomas de colesterol alto RuimO HDL está presente, sobretudo, em gorduras animais e tem por função lipídica realizar a formação dos hormônios esteroides, além de regular funções endócrinas e hepáticas.

As lipoproteínas de alta densidade ou HDL realizam o chamado transporte reverso do colesterol, levando-os dos tecidos do corpo humano ao fígado, o que diminui a quantidade de colesterol presente no sangue.

O HDL ainda é responsável pela diminuição do LDL no sangue, diminuindo o risco de entupimento de artérias e dos malefícios provocados pela hipercolesterolemia (sintomas de colesterol alto), desta forma ele vai manter o nosso corpo mais saudável, tendo uma forte responsabilidade.

O que é LDL?

sintomas de colesterol alto frituraA lipoproteína de baixa densidade ou LDL é a grande vilã quando o assunto são problemas relativos às hipercolesterolemia. O LDL tem por função o transporte de triglicerídios ao intestino delgado e fígado, além de direcioná-los a outros órgãos que necessitem de tais substâncias.

O LDL está presente em gorduras saturadas, tais como o óleo de soja e a margarina e precisa apenas de pequenas quantidades da ingestão desses lipídios para ter a sua carga diária suprida.

Com a ingestão exagerada de fast foods e comidas industrializadas a possibilidade de ter uma elevada taxa de LDL no sangue é bastante alta. O excesso do LDL resulta em um alojamento excessivo de gorduras nas artérias, dificultando o transporte de sangue para o corpo em sua totalidade, podendo ocasionar em graves complicação no seu corpo como o problemas no coração.

Confronte estes problemas!
A longo prazo isso resulta em um maior esforço do coração para bombear o sangue para regiões periféricas como as pernas ou cérebro, podendo causar problemas como varizes, enfartos e acidentes vasculares.

Sintomas de colesterol alto

Apesar de não haver um exato sintoma qualificatório da alta taxa de colesterol no sangue existem sinais que denotam uma possível hipercolesterolemia, sendo esses

Mau hálito

A alta de colesterol no sangue gera problemas digestivos, o que pode acarretar uma halitose, tendo uma relatividade bastante grande nesse sinais, bem fácil de sentir, sendo até mesmo desagradável em certas pessoas.

sintomas de colesterol alto halito


Indigestão

Pela falta de transporte ativo dos lípidos do sangue ao fígado alimentos com grandes quantidades de gorduras, tais como frituras e carnes gordas podem causar uma sensação incomoda de indigestão.


Dormência nas extremidades do corpo

Devido ao entupimento de artérias o transporte do sangue a regiões distantes do coração é dificultado, levando a uma sensação de dormência e formigamento, em especial nas mãos e pés.

sintomas de colesterol alto dormencia


Dores de cabeça

Promovidas também pela falta de circulação de oxigênio e transporte de CO2 promovidos pelo sangue. A baixa circulação pode resultar em fortes dores de cabeça e tonturas frequentes.


Problemas oculares

Além de tudo a hipercolesterolemia pode resultar em uma perda parcial das capacidades visuais, gerando problemas como miopia e astigmatismo.

sintomas de colesterol alto exame

Colesterol Alto Olhos

Sem tratamento para os sintomas de colesterol alto pode acabar em graves danos às capacidades oculares do individuo, dificultando a maneira com que ele enxerga, tendo a visão embaçada, entre outros sinais bem visíveis em seu olho.

Causas do colesterol alto

Evite comidas gordurosas
A hipercolesterolemia tem como causa, sobretudo maus hábitos alimentares. Esses são decorrentes da ingestão desmedida e exagerada de gorduras trans e saturadas, muito presentes em comidas “lixo”, tais como fast foods, salgadinhos e comidas altamente industrializadas, portanto uma as maiores causas que ocorre este tipo de situação é devidamente a sua alimentação, lembrando que pessoas mais magra pode desenvolver com a mesma frequência.

Como posso tratar o colesterol alto?

O tratamento é realizado a partir de mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida. Mudanças como uma alimentação mais regrada e saudável e uma pratica esportiva são os principais agentes no combate aos sintomas de colesterol alto, assim vai conseguir ter um controle maior das ação de seu corpo, além de conseguir emagrecer se você estivar acima do peso.

sintomas de colesterol alto alimentos

Quais são os remédios para o colesterol alto?

Especialmente o lipidil, lipitor, reducol e reducofen são usados para que haja uma diminuição tanto nas quantidades de colesterol ruim no sangue quanto na produção do LDL pelo fígado, eles tem uma grande recomendação por médicos e outro especialistas, lembrando que só é possível tomar caso tenha uma recomendação medica.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (458 votes, average: 4,30 out of 5)
Loading...

Leave a Reply