Vitamina D – O que é, fonte de vitaminas e benefícios

vitamina d frutasA vitamina D é algo presente no dia a dia de todos e de essencial funcionalidade para uma boa saúde e manutenção do bem estar.

Entretanto, a forma de obtenção de vitamina D permanece como um mistério para muitas pessoas através do senso comum, pois diferentemente do conhecimento popular de que laranja é uma fruta rica em vitamina C, ou que cenoura é rica em vitamina A,  não tem nenhum alimento em especifico ligado a ela.

Muito se fala que o sol é produtor de vitamina D, mas esse é um conhecimento que, apesar de resultar em um mesmo final, está errado.

vitamina d alimentos

Suplementação de vitamina D em caso de necessidade da mesma, devem ter um acompanhamento médico adequado, pois por se tratar de um hormônio esteroide, se consumido em doses indevidas pode gerar problemas hepáticos e alterar a funcionalidade dos rins de forma grave.

O que é?

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma vitamina produzida pelo sol, mas um hormônio que tem sua produção dentro do organismo humano estimulado pela presença do sol, mais especificamente pelos raios solares de tipo B.

Consuma mais...
Apesar de alguns poucos alimentos conterem a vitamina D em sua composição ela é muitas vezes perdida no preparo, dado aquecimento da substancia, isso por que é um hormônio esteroide assim como a testosterona, ou seja, é um tipo de lipídeo (gordura) produzida pelo nosso próprio organismo.

O sol como estimulante da produção de vitamina representa 90% do total é produzida pelo corpo, mostrando-se como agente essencial para o bom funcionamento do organismo, visto que é a responsável por gerar boa parte das funcionalidades gênicas de nosso DNA, influenciar fortemente na manutenção do sistema ósseo e ser responsável por algumas funções do sistema imune.

vitamina d laranja

vitamina d sol

Além disso a sua presença também é de grande necessidade para o equlíbrio endócrino do metabolismo e auxilio de controle do LDL nas funções hepáticas.

Benefícios

Todos sabem muito bem que a Vitamina D  é muito importante para qualquer um, onde é necessário que as pessoas façam o seu consumo, parra que assim possam melhorar não apenas s sua imunidade, mas também porque ele fortalece muito os ossos e os músculos das pessoas. Ou seja, ao fazer o seu consumo de foma correta é possível que a pessoa em questão venha a ter acesso a muitos tipos de benefícios.

Esse é o motivo pelo qual ele tem sido muito procurada, onde a cada vez mais o seu consumo tem aumentado, pelo fato de que o seu consumo de forma correta é capaz de trazer muitas vantagens para quem o consuma. Os benefícios que são oferecidos pela vitamina são muitos, e entre eles os mais conhecidos são os seguintes:

Ajuda na gravidez

Além da falta de vitamina D ser uma das maiores causas de abortos ao redor do mundo, a sua presença é de grande ajuda na formação do feto e ajuda no sistema imune da gestante.

Fortalece os ossos

É a responsável por ajudar na absorção do cálcio pelos ossos, atuando no fortalecimento dos sistema esquelético e dentes. A prevenção de osteoporose também é um dos fatores.

vitamina d ossos fortes

vitamina d ossos

Ajuda na hipertrofia muscular

Pesquisas recentes demonstraram que a vitamina D tem papel fundamental na hipertrofia muscular, ou seja, no crescimento dos músculos, tornando-os mais fortes, resistentes e saudáveis.

Ajuda na prevenção de diabetes

Atua na formação da renina, um forte agente no combate ao diabetes, assim como ajuda em uma produção mais eficiente de insulina pelo pâncreas, tendo em vista que a principal causa das diabetes é insuficiência e sobrecarga do pâncreas na produção de insulina.

Causas da falta de vitamina D

vitamina d sol na maoPessoas que trabalham no período noturno ou na madrugada e dormem durante o dia costumam apresentar uma baixa quantidade de vitamina D, assim como as pessoas de hábitos reclusos ou que por algum tipo de deficiência física ou dermática não podem ter um contato com a luz do sol.

Para desfrutar dos benéficos e não ter que passar pelos problemas da falta é necessário tomar apenas de 15 a 20 minutos de sol por dia, algo que boa parte das pessoas que trabalha em período diurno ou vespertino já faz naturalmente.

Procure ajuda médica
A suplementação com prescrição e acompanhamento médico em relação às dosagens é uma boa pedida em casos de pessoas que não podem ter contato com o sol por quaisquer motivos. A falta se da, sobretudo, por hábitos noturnos.

Alimentos com vitamina D

É possível que possam ter acesso a todas estas vitaminas por muitos meios diferentes, em especial o contato com os raios solares, onde o sol é o principal fornecedor de vitamina D, que não apenas faz bem para o nosso corpo, mas também para a nossa saúde. Mas existem outros tipos de conseguir isso, e é de acordo com a sua alimentação.

vitamina d em alimentos

São muitos os alimentos que possuem esta vitamina, e que podem ser conseguidos com muita facilidade, e caso não conheça quais são esses seus principais alimentos, confira mais sobre eles logo abaixo:

  • Salmão;
  • Atum enlatado;
  • Sardinha;
  • Gema de ovo;
  • Queijos;
  • Bife de fígado;
  • Cogumelos.

Então ao fazer o consumo de cada um desses alimentos de forma correta é possível que possam conseguir grandes fontes de Vitamina D, mas vale também muito a pena lembrar que tudo em excesso faz mal. Ou seja, esse tipo de vitamina deve ser consumido de forma correta, pois caso seja consumido demais pode acabar fazendo mal para os seus consumidores ao invés de ser beneficiador.

Sintomas da falta de vitamina D

A falta pode causar diversos sintomas que vão desde os mais leves até sintomas graves que, se levados por muito tempo, podem precisar de tratamento médico intenso.

vitamina d dores

Assim como os benefícios são inúmeros, os malefícios trazidos por sua falta também são, entre eles estão:

  • Fraqueza: Muitas vezes esse sintoma te pega logo no inicio do seu dia ao levantar de sua cama antes mesmo de fazer os primeiros exercícios diários, podendo causa muita preguiça e falta de vontade de seguir sua rotina do dia a dia.
  • Dor muscular, dor nos ossos: Também são sintomas que te pega logo pela manhã sem mesmo antes de você fazer seus primeiros exercícios, são sintomas diários que acaba fazendo com que você fique triste e sem vontade de fazer nada.
  • Falta de cálcio: O cálcio é a principal mineral para construção e manutenção dos ossos, mais também a força e contração dos músculos, então você com certeza não poderá ficar sem essa vitamina essencial para seu corpo ficar forte e saudável.
  • Osteoporose: Doença causada pela falta de cálcio no corpo, de forma que seus ossos fique muito frágil e fácil de ser quebrado.
  • Raquitismo: Essa doença é que afeta o desenvolvimento dos ossos das crianças, deixando-os amolecidos, frágeis ou com deformações fazendo com que a criança fique em uma vida cruel, não podendo fazer tudo que uma criança deveria fazer.
  • Depressão: Um doença silenciosa que somente a pessoa que está passando por esse problema saberá o quando é difícil estar nessa situação. A depressão provoca sintomas como tristeza e pessimismo.

Fontes de vitamina D

Como já dito, a maior fonte estimulante da vitamina D presente na terra é o sol, entretanto há outas fontes de bem menor concentração que podem estimular a produção metabólica, como o salmão por exemplo. Em casos de grande necessidade a melhor alternativa é a suplementação sem sombra de duvidas.

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