Vitamina D3 – O que é, para que serve e benefícios

É de conhecimento, que as vitaminas são essenciais para diversos benefícios em nosso organismo. São diversas as existentes, dentre elas, umas das mais importantes são as Vitaminas D3.

A vitamina d3 é um hormônio esteroide lipossolúvel, que pode ser encontrada também pelo nome de Colecalciferol ou vitamina do sol é produzida pelo organismo do ser humano principalmente através de exposições ao sol, por conta dos raios ultravioletas tem a capacidade de fazer com que o nosso organismo produza esse hormônio. Porém, pode ocorrer através da ingestão de alimentos como o peixe, que possui uma quantidade razoável dessa vitamina.

vitamina d3 um

Caso haja deficiência da vitamina em qualquer indivíduo, pode levar a inúmeros problemas, por conta dela ser responsável por controlar em média 270 genes, tendo como prioridade as células do sistema cardiovascular.

Comprovado!
Além disso, caso haja a deficiência da vitamina D3, favorece o desenvolvimento de até 17 tipos de câncer. Ela pode ser feita em laboratório e introduzida em suplementos para pessoas que tenham deficiência dessa vitamina e para tratar diversos problemas relacionados á falta dela.

Para que serve

vitamina d3 doisA vitamina D3 ajuda principalmente na manutenção do tecido ósseo, como dentes e ossos, mantendo assim a saúde deles. Caso haja deficiência desse hormônio, durante a fase adulta pode causar problemas como osteoporose e na infância problemas como raquitismo.

Pode influenciar também no sistema imunológico, ajudando assim no tratamento de diversas doenças auto-imunes como a esclerose múltipla. Em grávidas, essa vitamina é essencial tanto no começo quanto no fim da gestação.

No começo ela ajuda no fato de evitar que aconteçam abortos nos primeiros três meses, que no caso são os meses mais sujeitos a isso. E no final, a deficiência dela pode aumentar as chances do bebê nascer autista.

Benefícios

vitamina d3 seteHá benefícios comprovados para o coração, já que a vitamina d3 ajuda no controle das contrações do músculo cardíaco, além de ajudar na produção de renina (hormônio principal na regulação da pressão arterial) e ajudar no relaxamento dos vasos sanguíneos.

Os casos de derrame e infarto, são mais altos quando há deficiência desse hormônio, aumentando em até duas as chances disso ocorrer.

Comprovado!
Outro benefício já comprovado que quando há bastante produção de vitamina D3 é para a prevenção e até o controle de diabetes, justamente por ela influenciar na produção de retina que é uma substância muito importante para que não corra a doença.

Outra forma de prevenir a doença é por conta do hormônio ter participação na produção de insulina pelo pâncreas.

vitamina d3 quatro

vitamina d3 cinco

A perda de peso também é influenciada por ter ou não a quantidade necessária de vitamina D3 no organismo, justamente por ela ajudar na perda de peso e controlar aquela vontade repentina de comer doces ou a fome excessiva.

Onde encontrar?

A vitamina d3 é absorvida pelo nosso organismo principalmente por meio do sol, cerca de 15 minutos por dia já são capazes de gerar a quantidade necessária do hormônio.
vitamina d3 oito

É recomendado estar principalmente com as pernas e os braços bem expostos ao sol, já que cobertos causam uma maior dificuldade para a vitamina d3 entrar no nosso organismo.

Outro fato importante é ficar exposto ao sol na parte da manha ou no final da tarde, já que de tarde o sol normalmente é muito intenso. Existem outras formas menos naturais de se obter vitamina de como suplementos, encontrados em algumas farmácias ou lojas de suplemento. Outra forma é a ingestão de alimentos ricos nesse tipo de vitamina como:

  • bacalhau: mais especificamente o óleo produzido pelo fígado desse peixe, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;
  • ovo (principalmente a gema);
  • laranja: além de ter uma quantidade grande de cálcio e vitamina d3, o suco dessa fruta possui muita vitamina d;
  • atum: um dos melhores peixes para a absorção de vitamina d3.
  • ostras: além de conterem muita vitamina d3, também são ricas em vários minerais.
  • sardinha;
  • bife de fígado: além de ser uma das melhores fontes para se obter ferro, é rico em vitamina d3.

Versões em medicamentos:

Além de encontrar em diversos alimentos, também é possível encontrar na versão em medicamentos, dentre eles, os mais requisitados são:

  • Vitamina D3 5.000 Doctor Best
  • Vitamina D3 10.000 Solgar
  • Vitamina D3 50.000 Zahler

Mas atenção, é imprescritível a consulta de um médico antes de optar por este método, pois é necessário que esteja fazendo um diagnóstico para saber da real necessidade para cada situação.

Vale ressaltar, que a procedência dos medicamentos é um fator primordial antes do consumo; todos os medicamentos devem possuir a certificação da ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desta forma é possível ter a segurança de sua procedência durante seu processo de fabricação.

Falta da vitamina D3

Ultimamente, o número de doenças ou problemas de saúde causados pela deficiência dessa vitamina vem aumentando.

vitamina d3 nove

Normalmente, quando a deficiência da vitamina d3, o paciente sente sintomas incômodos e após algum tempo resolve ir a um médico, lá é realizado um exame de sangue a pedido do médico que acusa a falta ou não de vitamina d3 no organismo.

Os principais sintomas causados pela falta dessa vitamina são:

  • fraqueza: a vitamina d ajuda no transporte de cálcio, além de ajudar na contração muscular e na síntese protéica. Por conta disso, caso falte vitamina d3, pode ocorrer muita fraqueza e fragilidade muscular;
  • imunidade baixa: um dos principais efeitos da falta desse hormônio é a queda da imunidade, o que deixa o corpo propício a várias infecções e doenças principalmente respiratórias;
  • depressão;
  • diabetes: pode desenvolver principalmente a diabetes do tipo 2, por conta da falta da vitamina d3 causar alteração na secreção de insulina (hormônio responsável por promover a entrada de glicose nas células), além de poder causar intolerância a glicose;
  • asma.

Importante!
Fazendo com que sua falta seja prejudicial para as pessoas, tanto para o corpo como também para a saúde.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (258 votes, average: 4,20 out of 5)
Loading...

Leave a Reply